Eco-ementas

Um dos produtos finais que se pretende é a proposta de ementas sazonais que possam vir a ser adotadas pelas escolas, solicitando-se por isso a elaboração de ementas para uma refeição completa de almoço, que sejam uma referência saudável e sustentável para apresentar à restante comunidade e que sejam reprodutíveis na cantina da escola. As ementas deverão ser pensadas pelos alunos, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais das diferentes épocas e da sua região. Também se pretende que os alunos saibam calcular o balanço nutritivo da mesma.

Características da ementa

Com a colaboração do(a) professor(a), os alunos devem elaborar duas ementas completas de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), uma adequada a outono/inverno e outra adequada a primavera/verão.
A quantidade de referência deverá ser para 4 pessoas.

Submissão a concurso

Deverão ser enviadas as ementas e respetivas memórias descritivas.

Ementa

Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida

Memória descritiva
Informação obrigatória
a) Equilíbrio nutricional da ementa
b) Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
c) Envolvimento da comunidade
d) Registo fotográfico (da elaboração da ementa e resultado final)

Informação extra
– Cálculo do valor económico do prato em euros (para 4 pessoas)
– Calculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa


Escalões
A este desafio poderão concorrer equipas dos seguintes escalões (máximo uma equipa por escalão/ escola)

  • ESCALÃO 2 (2º e 3º ciclo);
  • ESCALÃO 3 (secundário; profissional; superior)
  • ESCALÃO ESPECIAL (equipas das escolas que realizam as provas regionais)*

Prazos
As ementas deverão ser submetidas até 28 de fevereiro

Critérios de avaliação
As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:
– Criação de ementas nutricionalmente equilibradas
– Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
– Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
– Registo das principais etapas do processo de elaboração.

Prémios
As equipas serão selecionadas para integrar as provas regionais.