Eco-ementas

Os alunos devem realizar uma refeição completa de almoço, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão, que seja reprodutível na cantina da escola e deverão executá-la para apresentar à restante comunidade.

As ementas deverão ser pensadas pelos alunos, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época e da sua região. Também se pretende que os alunos saibam calcular o valor energético total da mesma, para tal têm como apoio a tabela de composição nutricional do Instituto Dr. Ricardo Jorge, bem como os rótulos de alguns alimentos.

O enfoque para o ano letivo 2016-17 será não apenas a Alimentação Saudável e Sustentável, como também o combate ao Desperdício Alimentar.

 

Metodologia

Com a colaboração do(a) professor(a) coordenado(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à estação primavera/verão.
A quantidade de referência deverá ser para 4 pessoas.

 

Submissão a concurso

Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário
Escalão 3 especial: equipas das escolas que organizam as provas regionais
(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)

Informação solicitada
– 
Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida
– Memória descritiva
Informação obrigatória
– Valor energético total da ementa;
– Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados;
– Envolvimento da comunidade;
– Registo fotográfico (da elaboração da ementa e resultado final).
Informação extra
– Cálculo do valor económico do prato em euros (para 4 pessoas e individual);
– Calculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).

Prazos
Deverão ser enviadas as ementas e respetivas memórias descritivas através da plataforma das Eco-Escolas até 28 de fevereiro.

Critérios de avaliação
As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:
– Criação de ementas nutricionalmente saudáveis, equilibradas, variadas;
– Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
– Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
– Registo das principais etapas do processo de elaboração.

Prémios
Será feita uma seleção regional onde os alunos, com a supervisão dos professores, serão convidados para cozinhar ao vivo a ementa proposta. Os vencedores de cada região serão convidados a integrar a prova final nacional, onde deverão cozinhar novamente o menu proposto.

Eco-ementas | Exemplo

 

O exemplo de ementa primavera/verão pode ser descarregado para visualização em ppt. ou pdf.