Eco-lancheiras

Este desafio destina-se principalmente às escolas de jardim de infância e 1º ciclo, embora possa também ser concretizado (extra-concurso) pelas escolas dos outros graus de ensino.

A elaboração de Eco-lancheiras visa, entre outros aspetos, o envolvimento ativo das famílias, sendo o objetivo do mesmo a análise do conteúdo das lancheiras em termos de saúde (ex: nutrientes dos alimentos e das bebidas) e sustentabilidade (ex: origem, embalagens) dos produtos que as crianças trazem habitualmente para os lanches.

 

Metodologia

Deve ser proposta a elaboração de uma “eco-lancheira” para uma semana, ou seja, criação/adaptação do recipiente e proposta de cinco lanches diferentes, em dois momentos distintos (cinco lanches representativos da estação outono/inverno e cinco lanches representativos da estação primavera/verão).

Proposta de conteúdo: poderá ser realizado em modo de sala de aula, recolhendo sugestões dos alunos para diferentes conteúdos de lancheiras, ou cada criança traz de casa algumas sugestões de lanches, para o(a) professor(a) coordenador(a) reunir as 10 melhores sugestões.

Proposta de recipiente: deverá ser realizado em grupo, ou cada criança faz o seu e no final votam no proferido.

Submissão a concurso

Escalão 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação solicitada
– Informação sobre o conteúdo alimentar da lancheira e razões da escolha (5 propostas de lanches de outono/inverno e 5 propostas de lanches de primavera/verão)
– Materiais utilizados na construção de um recipiente da “eco-lancheira”
– Envolvimento da comunidade/encarregados de educação
– Registo fotográfico

Prazos
O prazo limite para envio da informação através da plataforma das Eco-Escolas será 30 de maio.

Critérios de avaliação
– Qualidade da informação contida – conteúdo dos lanches saudável, sustentável e diverso;
– Sustentabilidade e funcionamento do recipiente da lancheira
– Originalidade, criatividade e estética
– Envolvimento dos alunos e dos pais

Prémios
(a definir)

 

Lancheiras semanais | exemplos