Eco-Festas

O desafio Eco-Festas, lançado pela primeira vez, pelo Programa Eco-Escolas, concretiza-se pela atribuição do SELO “ECO-FESTAS”.

O principal objetivo é alertar  para a importância de encarar os eventos escolares, como um momento privilegiado de comunicação à comunidade das preocupações ambientais e responsabilidades da escola enquanto Eco-Escola.

Procura constituir-se como uma forma de  incentivo para que os eventos escolares,  habitualmente designados  como “festas” que tenham em atenção uma série de parâmetros relacionados com: a alimentação saudável e sustentável e economia circular (por exemplo no uso de descartáveis, opções de decoração, poupança energética), entre outros. As festas, consoante o seu nível de sustentabilidade, podem ser distinguidas com 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas.
No final do ano letivo serão distinguidas e premiadas  Eco-Festas.

Objetivos

  • Sensibilizar sobre o uso de descartáveis e o impacto do plástico;
  • Informar a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável;
  • Dar a conhecer “pegada” dos alimentos;
  • Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade e,
  • Incentivar para a diminuição do consumo energético e do ruído durante as festas.

 

Metodologia

A festa deve ser planeada previamente tendo em consideração um conjunto de preocupações.
Recomenda-se que seja realizada verificada a checklist dos critérios antes de enviarem a proposta para o Selo Eco-Festas.

Para solicitar o selo a escola deverá um formulário online (brevemente disponível) , que será avaliado pela Coordenação Nacional do Programa Eco-Escolas.
Para que a Festa obtenha o selo Eco-Festas deverá conseguir pontuar pelo menos em 50% dos critérios tratados no questionário.
As estrelas serão atribuídas da seguinte forma:
50% a 59% – 1 estrela
60% a 69% – 2 estrelas
70% a 79% – 3 estrelas
80% a 89% – 4 estrelas
90% a 100% – 5 estrelas

A candidatura deve ser realizada pelo menos 3 SEMANAS ANTES da realização da Festa para que o envio do “SELO ECO-FESTA” seja realizado a tempo de estar na escola no dia da festa.

Após a realização da Festa deverão ser enviadas algumas evidências, principalmente fotografias relativas a cada um dos critérios.

Atribuição dos prémios

Um júri , composto por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas avaliará a atividade das escolas que completem o processo com o envio de evidências.

Serão distinguidas 3 eco-festas com a atribuição de um forno solar à escola.

ver todos os desafios

   

exemplo do selo Eco-Festas com 3 estrelas