Painel dos Alimentos | PEIXES

No âmbito do novo tema do ano do Programa Eco-Escolas, o Mar, propõe-se a todos os participantes das escolas de qualquer grau de ensino, a realização de um painel de alimentos, com informação específica nomeadamente relativamente às espécies de peixes mais consumidas pelas crianças e jovens. Pretende-se que seja identificada, no painel, informação sobre a sustentabilidade das espécies (como o seu estado de conservação e o tamanho mínimo de captura) e os benefícios nutricionais do seu consumo.

Este desafio envolve a realização de um questionário na turma sobre as espécies que os jovens mais consomem. Das espécies mais frequentes deverá ser apurado um conjunto de pelo menos 6 para a elaboração do painel.

 

Metodologia

Para a elaboração do painel é necessário:
– a investigação sobre as espécies piscícolas frequentemente consumidas (ex: sardinha, carapau, bacalhau, salmão, etc);
– a informação se as espécies consumidas são selvagens ou de cultura;
– a investigação sobre a origem geográfica das espécies;
– a investigação sobre os benefícios e malefícios do consumo das espécies selecionadas, relativamente à sua sustentabilidade e aos impactos na saúde do consumidor;
– a representação gráfica do tamanho mínimo de captura dos indivíduos de cada espécie.

A conceção, design e apresentação do painel é da responsabilidade da escola recomendando-se, tanto quanto possível, a reutilização de materiais na sua elaboração.

 

Submissão a concurso

O painel deverá possuir dimensões superiores a 1m2 e deverá ser afixado na escola, na área de refeições, ou num local próximo.

Informação solicitada na submissão do trabalho a concurso:
a) Resultados do inquérito e espécies selecionadas;
b) Memória descritiva com as características do painel: dimensões, materiais utilizados, local onde está afixado;
c) Registo fotográfico: 4 a 6 fotografias que evidenciem o painel (vista geral e detalhes), o local onde está afixado e o grupo envolvido na sua construção.

 

Prazos

O prazo limite para envio da informação através da plataforma das Eco-Escolas será 15 de maio para todos os escalões.

 

Critérios de avaliação

  • Qualidade da informação contida
  • Processo e envolvimento dos alunos
  • Criatividade e reutilização de materiais
  • Estética/efeito final

 

Prémios

A definir.

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Inspiração