Alimentação Saudável e Sustentável | Desafios 2019/2020

 

 

 

Brigada da Cantina

O desafio da “Brigada da cantina” é um dos desafios propostos, para todos os níveis de ensino, onde se pretende que haja um grupo de alunos para monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar, analisar as questões do ruído nas cantinas e refeitórios, entre outras.

 

 

 

Painel dos Alimentos | Sal

Neste desafio, também para todos os níveis de ensino, pretende-se que seja criado um “Painel dos Alimentos”, com informação específica relativa à quantidade de sal presente nos alimentos habitualmente consumidos pelos jovens. O intuito é ficar exposto no bar ou na cantina da escola, para que todos os alunos possam ter acesso a esta informação.

 

 

A Viagem dos Alimentos

Este desafio, destinado a jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, visa principalmente alertar os pais e encarregados de educação, para a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando os produtos locais, de época, com pouca necessidade de processamento, conservação ou embalagem e, se possível, provenientes de um modo de produção biológico.

 

 

Eco-Ementas

O desafio  “Eco-ementas” destina-se a alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e superior, e propõe-se a elaboração de uma proposta de ementa da estação primavera/verão, para apresentar à restante comunidade escolar e que seja reprodutível na cantina da escola. O enfoque para este ano será, não apenas a alimentação saudável e sustentável, mas também o desperdício alimentar. Os autores das melhores ementas serão convidados a participar nas provas regionais Eco-Cozinheiros.

 

 

Eco-Cozinheiros

Nota: Apenas eco-ementas selecionadas

As eco-ementas selecionadas são convidadas a integrar as provas regionais em que os alunos, com a supervisão dos professores, terão de cozinhar ao vivo as ementas propostas. As equipas vencedoras de cada prova regional serão convidadas a integrar a prova final nacional, onde irão cozinhar novamente a sua ementa proposta de primavera/verão.

 

 

Eco-Festas

Este desafio pretende alertar para a importância de encarar os eventos escolares, como um momento privilegiado de comunicação à comunidade das preocupações ambientais e responsabilidades da escola enquanto Eco-Escola. As festas, consoante o seu nível de sustentabilidade, podem ser distinguidas com 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas.

Desafios

Brigada da cantina
todos os níveis de ensino
brigada monitorizacao1


Painel dos alimentos
todos os níveis de ensino


Alimenta a tua criatividade
Jardins de infância e 1º ciclo do ensino básico (escalão 1)



Eco-ementas
2º e 3ºciclo, sec, prof. e superior (escalões 2 e 3)Diapositivo5


Eco-cozinheiros
apenas ementas selecionadas


Eco-Festas
todas as Eco-Escolas