A Viagem dos Alimentos

Este desafio, destinado a jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, visa principalmente alertar os pais e encarregados de educação, para a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando os produtos com menor “pegada”, locais, de época, com pouca necessidade de processamento, conservação ou embalagem e, se possível, provenientes de um modo de produção biológico.

O principal objetivo desta atividade/projeto é o de alertar para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas, visando como principais interlocutores os encarregados da educação, primeiros responsáveis pela educação alimentar das crianças.

Propõe-se que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem dos alimentos de forma a que as histórias abordem a viagem que alguns alimentos fazem até chegarem ao nosso prato.

 

Metodologia

Sugere-se que o(a) professor(a) trabalhe com as crianças os seguintes aspetos:

  • escolher um ou dois alimentos diferentes e perceber quais as suas origens. Esta investigação pode ser feita através de uma visita ao supermercado, mercearia ou mercado local.
  • escolher para a realização da história pelo menos um alimento que venha de outro continente ou de outra região e outro que seja de origem local ou nacional. Exemplo: o alimento “nativo” e o alimento “turista”, sendo que o “turista” pode ser nacional
  • explorar algumas questões relacionadas com os alimentos escolhidos:
    • De onde vem?
    • Como chega? Autocarro? Barco? Avião?
    • Quando é cultivado?
    • Como é cultivado?
    • Como é conservado?
    • Precisa de embalagem?
    • Quantas embalagens?
    • Onde é vendido e adquirido? Em feiras? Pequenas lojas de locais? Grades superfícies comerciais?
    • O que acontece aos seus resíduos? Do produto e das respetivas embalagens? Há aproveitamento total?
    • É bom para a saúde? Como e porquê?Etc.
  • Os alunos devem interpretar de forma teatralizada diferentes tipologias de alimentos, de preferência de diferentes origens
  • Para a criação da história, que será um Guião ilustrado, dever-se-á recorrer às metodologias que o professor considere mais adequadas face ao grupo, idade e competências das crianças envolvidas. Para os mais velhos sugere-se o recurso às técnicas de escrita de uma história coletiva.

 

GUIÃO ILUSTRADO

Pretende-se a criação de uma história coletiva onde predominam diálogos entre as diversas personagens (alimentos que realizaram diferentes viagens…).

A história deve ser escrita, ilustrada e posteriormente trabalhada para Guião da peça/apresentação a realizar aos encarregados de educação.

 
APRESENTAÇÃO DA PEÇA

A segunda parte do projeto consiste na divulgação à comunidade através da representação da história criada pelos alunos para os encarregados de educação.

Este momento deverá ser gravado em vídeo (e/ou áudio) para posterior divulgação na página do projeto.

 

Submissão a concurso

Informação solicitada

FASE 1 |

1a) GUIÃO ILUSTRADO

Deve ser submetido nos seguintes formatos:

  • um único documento em .pdf com o máximo de 12 páginas A4, incluindo as ilustrações;
  • em formato word (se não foi escrito à mão) com as imagens/ilustrações .jpeg). Máximo 12 páginas A4.

1b) Memória descritiva: alimentos escolhidos e motivo da escolha; fontes de recolha de informação; envolvimento dos alunos;

1c) Registo fotográfico do desenvolvimento do trabalho.

FASE 2 |

2a) APRESENTAÇÃO  
Gravação de toda (ou parte) da apresentação do projeto aos encarregados de educação. Pode ser utilizado gravação áudio e vídeo ou apenas áudio, com duração máxima de 3 minutos.

2b) Descrição da sessão: informação sobre o dia em que se realizou, o nº de presentes, recetividade dos pais/ avaliação, etc.;

2c) Registo fotográfico da sessão de encarregados de educação (4 a 6 fotografias).

 

Prazos

O prazo limite para envio da informação através da plataforma das Eco-Escolas será 15 de maio 2020 para todos os escalões.

 

Critérios de avaliação

  • Metodologia
  • Envolvimento dos alunos
  • Divulgação à comunidade
  • Evidências

 

Júri

ABAE, DGE, APA, Agrobio, Jerónimo Martins

Prémios

Para os alunos:  livros e/ou material escolar para os alunos da turma premiada
Para o(a) professor(a): Cartão Pingo Doce (valor em cartão a definir brevemente)
Para a escola: Jogos didáticos /material multimédia/equipamento fotográfico para a escola (a definir com a escola)

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