A Viagem dos Alimentos

Situação atual: Devido ao estado de emergência declarado esta atividade foi atualizada, focando-se agora em trabalhos individuais que possam realizadas em família.

 

Este desafio, destinado a jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, visa principalmente alertar os pais e encarregados de educação, para a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando os produtos com menor “pegada”, locais, de época, com pouca necessidade de processamento, conservação ou embalagem e, se possível, provenientes de um modo de produção biológico.

O principal objetivo desta atividade/projeto é o de alertar para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas, visando como principais interlocutores os encarregados da educação, primeiros responsáveis pela educação alimentar das crianças.

Propõe-se que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem dos alimentos de forma a que as histórias abordem a viagem que alguns alimentos fazem até chegarem ao nosso prato.

 

Metodologia

Sugere-se que o(a) professor(a) trabalhe com as crianças os seguintes aspetos:

  • escolher um ou dois alimentos diferentes e perceber quais as suas origens. Esta investigação pode ser feita através de uma visita ao supermercado, mercearia ou mercado local.
  • escolher para a realização da história pelo menos um alimento que venha de outro continente ou de outra região e outro que seja de origem local ou nacional. Exemplo: o alimento “nativo” e o alimento “turista”, sendo que o “turista” pode ser nacional
  • explorar algumas questões relacionadas com os alimentos escolhidos:
    • De onde vem?
    • Como chega? Autocarro? Barco? Avião?
    • Quando é cultivado?
    • Como é cultivado?
    • Como é conservado?
    • Precisa de embalagem?
    • Quantas embalagens?
    • Onde é vendido e adquirido? Em feiras? Pequenas lojas de locais? Grades superfícies comerciais?
    • O que acontece aos seus resíduos? Do produto e das respetivas embalagens? Há aproveitamento total?
    • É bom para a saúde? Como e porquê?Etc.

 

Para a criação da história, o aluno deve realizar um desenho numa (ou duas) folha(s) em A4 (FASE 1).
Os alunos podem interpretar de forma teatralizada os diferentes alimentos e a sua origem (FASE 2 – OPCIONAL).

 

NOTA: O professor selecionará 1 trabalho para representar a escola.

HISTÓRIA ILUSTRADA

Pretende-se a criação de uma história ilustrada com diálogos entre as diversas personagens, ou seja, os alimentos que realizaram diferentes viagens.

A história deve ser ilustrada numa ou duas folhas em A4 (FASE 1).

 
APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA – OPCIONAL

A segunda parte do projeto consiste na representação da história criada pelos alunos para os encarregados de educação.

Este momento pode ser gravado em vídeo ou apenas em áudio, para posterior divulgação na página do projeto.

 

Submissão a concurso

Informação solicitada

FASE 1 – HISTÓRIA ILUSTRADA

a) Digitalização, ou fotografia, da(s) página(s) da história ilustrada (formatos .pdf, .jpeg, .png);

b) Memória descritiva: alimentos escolhidos e motivo da escolha; como foi feita a recolha de informação; como foi elaborada a história.

FASE 2 – APRESENTAÇÃO (Opcional)

a) Gravação de toda (ou parte) da apresentação da história aos encarregados de educação. Pode ser utilizada gravação áudio e vídeo ou apenas áudio, com duração máxima de 3 minutos.

b) Registo fotográfico da apresentação (até 4 fotografias).

 

Prazos

O prazo limite para envio da informação através da plataforma das Eco-Escolas será 30 de maio 2020.

 

Júri

ABAE, DGE, APA, Agrobio, Jerónimo Martins

Prémios

A definir.

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