Eco-ementas

Os alunos devem realizar uma refeição completa de almoço, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão, que seja reprodutível na cantina da escola e deverão executá-la para apresentar à restante comunidade.

As ementas deverão ser pensadas pelos alunos, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época e da sua região. Também se pretende que os alunos saibam calcular o valor energético total da mesma, para tal têm como apoio a tabela de composição nutricional do Instituto Dr. Ricardo Jorge, bem como os rótulos de alguns alimentos.

 

Metodologia

Com a colaboração do(a) professor(a) coordenador(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à estação primavera/verão.
A quantidade de referência deverá ser para 4 pessoas.

 

Submissão a concurso

Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário
(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)

Informação solicitada

1) Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal, sobremesa e bebida
2) Memória descritiva
Informação obrigatória
– Valor energético total da ementa;
– Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados;
– Envolvimento da comunidade.
3) Registo fotográfico e um breve vídeo (máx. 3 min) da elaboração da ementa e resultado final 
4) Informação extra 
– Cálculo do valor económico do prato em euros (para 4 pessoas e individual);
– Calculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).

 

Prazos

Deverão ser enviadas as ementas e respetivas memórias descritivas através da plataforma das Eco-Escolas até 14 de fevereiro de 2020.

 

Critérios de avaliação

As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:

  • Criação de ementas nutricionalmente saudáveis, equilibradas, variadas;
  • Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
  • Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
  • Registo das principais etapas do processo de elaboração.

 

Prémios

Será realizada uma seleção regional das melhores ementas e, posteriormente, uma prova regional Eco-Cozinheiros, onde os alunos serão convidados para cozinhar ao vivo a ementa proposta, sob a supervisão dos professores. Os vencedores de cada região serão convidados a integrar a prova final nacional Eco-Cozinheiros, onde deverão cozinhar novamente o menu proposto.

 

Eco-Ementas | Exemplo

 

 

 

 

 

O exemplo de ementa primavera/verão pode ser descarregado para visualização aqui.