Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros

 

O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a dieta mediterrânica.

Assim os jovens deverão pesquisar e pensar receitas com estas características e que, sejam exequíveis de confecionar em cantina escolares. Um dos principais objetivos será o de propor à escola a adoção destas ementas, em alguns dias.

Com a colaboração do(a) professor(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à época primavera/verão.

A quantidade de referência deverá ser para 2 pessoas. No final desta etapa, deverão enviar-nos a ementa e a memória descritiva, que incluam informação sobre:
a) Equilíbrio nutricional da ementa
b) Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
c) Envolvimento da comunidade
d) Registo fotográfico

 

Submissão a concurso

 

– Informação Solicitada (na Plataforma Eco-Escolas):

Fase 1 – até 10 de Fevereiro

  1. Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal e sobremesa, em documento .pdf.
  2. Memória descritiva:
    Informação obrigatória (formato .pdf)
    – Valor energético total da ementa;

    – Aspetos da dieta mediterrânica considerados;
    – Envolvimento da comunidade.
  3. Registo fotográfico
    De cada um dos pratos em formato .JPG ou .PNG.
  4. Informação extra: cálculo do valor económico do prato em euros (para 2 pessoas e individual) e cálculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).

 

Fase 2 

  1. Serão selecionadas, pelo júri, as melhores ementas de cada um dos escalões para uma prova ao vivo. Os alunos devem confecionar, apenas, o prato principal da ementa. Serão premiadas as melhores prestações.

ou

  1. Se, devido à situação pandémica, não for possível realizar a prova ao vivo, será solicitado um vídeo (3 minutos)da confeção do prato principal da ementa. O trabalho deve ser disponibilizado no Youtube e o link deverá ser colocado na plataforma Eco-Escolas.

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Destinatários

Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário

(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)

Prazos

FASE 1 – até 10 de Fevereiro
FASE 2 – ainda a definir

Prémios

A definir.