Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros

 

O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Assim os jovens deverão pesquisar e pensar em receitas que cumpram os princípios desta Dieta e que, sejam exequíveis (em matéria de preço final, disponibilidade local e valor nutricional, entre outros a considerar pela escola(s)/turma(s)) de confecionar em cantina escolares. Um dos principais objetivos será o de propor à escola a adoção destas ementas, em alguns dias.

Este ano, pela primeira vez, solicitamos que o prato principal da ementa tenha o peixe como proteína principal.

Com a colaboração do(a) professor(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal – peixe e sobremesa), adequada à época primavera/verão.

A quantidade de referência deverá ser para 2 pessoas. No final desta etapa, deverão enviar-nos a ementa e a memória descritiva, que incluam informação sobre:

  1. Equilíbrio nutricional da ementa
  2. Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
  3. Aspetos de sustentabilidade social considerados, como o envolvimento da comunidade (fornecedores locais, organizações não-governamentais, outros)
  4. Aspetos de sustentabilidade financeira considerados (preços de compra e cálculos de porções para determinação do preço final da ementa completa e
  5. desagregada por elementos)
  6. Registo fotográfico

 

 

Submissão a concurso

 

– Informação Solicitada (na Plataforma Eco-Escolas):

Fase 1 – Eco-Ementas – até 1 de fevereiro 

  1. Ementa: Proposta para uma refeição completa: entrada, prato principal – peixe e sobremesa, em documento .pdf.
  2. Memória descritiva:
    Informação obrigatória (formato .pdf)
    • Valores nutricionais ementa, segmentada por elementos e total, incluindo valores de referência nutricional de energia, lípidos, lípidos saturados, hidratos de carbono e açucares, fibra, proteínas e sal;
    • Aspetos da dieta mediterrânica considerados;
    •  Aspetos sociais, ambientais e financeiros considerados.
  1. Registo fotográfico: De cada um dos pratos em formato .JPG ou .PNG.
  1. Informação extra: cálculo do valor económico do prato em euros (para 2 pessoas e individual) e cálculo de alguns indicadores sobre valor nutricional da ementa (ex: quantidade em gramas de hidratos de carbono, proteína e lípidos/gordura).

 

Fase 2 – Eco-Cozinheiros

Serão selecionadas, pelo júri, as melhores ementas de cada um dos escalões para uma prova ao vivo. Serão premiadas as melhores prestações.

ver todos os desafios

Destinatários

Escalão 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Escalão 3: ensino secundário, profissional e universitário

(cada escola pode concorrer no máximo com uma equipa por escalão)

Prazos

FASE 1 – até 1 de fevereiro
FASE 2 – a definir

 

Prémios

a definir