Painel dos Alimentos | ADITIVOS
Quantos aditivos alimentares (E´s) tem o teu lanche?

Público-alvo: Todos os graus de ensino

Os aditivos alimentares estão presentes em quase todos os produtos processados que consumimos. A sua função é colorir, conservar, adoçar, alterar a textura, melhorar, etc. Sendo que, um único produto, pode acumular vários aditivos.

Metodologia:

Propõe-se a realização de um painel com informação específica, quanto à quantidade de ingredientes sintéticos como emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes, corantes e potenciadores de sabor em produtos processados consumidos, habitualmente, pelas crianças e jovens ao lanche.

Este desafio deverá envolver a realização de um questionário, na turma, sobre os alimentos processados que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola (barras energéticas, bolachas, iogurtes, pão processado, etc.). Dos alimentos mais frequentes deverão ser selecionados um conjunto de, pelo menos, 6 para a elaboração do painel.

No painel devem ser representados o número de emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes, corantes e potenciadores de sabor, por cada um dos produtos selecionados. Devem ser destacados os efeitos nocivos de alguns destes “E´s”.

Veja alguns exemplos, aqui:

O painel deverá possuir dimensões superiores a 1m2 e deverá ser afixado na escola, na área de refeições ou num local próximo.

 

Submissão a concurso | Informação solicitada:

  • Resultados do inquérito, produtos selecionados;
  • Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares;
  • Memória descritiva com as características do painel: dimensões, materiais utilizados, local onde está afixado;
  • Registo fotográfico: 4 a 6 fotografias que evidenciem o painel (vista geral e detalhes), o local onde está afixado e o grupo envolvido na sua construção.

 

Critérios de avaliação:

  • Qualidade da informação colocada no painel
  • Disciplinas envolvidas e integração curricular
  • Envolvimento dos alunos:
    • nº de alunos participantes
    • tarefas realizadas
    • tarefas realizadas pelos alunos (sequencialmente);
    • papel/ envolvimento do professor;
    • papel/envolvimento dos encarregados de edução (se aplicável);
  • Originalidade, durabilidade e materiais utilizados no painel (valorizado o reaproveitamento de materiais).