Alimentação Saudável e Sustentável

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com a Agrobio, conta este ano letivo com a sua 3ª edição, e concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornassem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Desafios 2017/18

É proposto às escolas um conjunto de desafios, que visam por um lado motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e por outro incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-ementas) que possam vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens não só em contexto escolar, mas também em casa. A grande novidade deste ano é o desafio “A história de um alimento Bio”.

Brigada da cantina

O desafio da “Brigada da cantina” é um desafios propostos, para todos os níveis de ensino, onde se pretende que haja um grupo de alunos para monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar, analisar as questões do ruído nas cantinas e refeitórios, entre outras.

Painel dos alimentos

Neste desafio, também para todos os níveis de ensino, pretende-se que seja criado um “Painel de alimentos”, com informação específica nomeadamente relativamente à quantidade de açúcar, sal, gordura ou aditivos alimentares presente nos alimentos habitualmente consumidos pelos jovens, por forma a ficarem evidenciadas as diferenças existentes.. O intuito é ficar exposto no bar ou na cantina da escola, para que todos os alunos possam ter acesso a esta informação.

“A história de um alimento Bio”

O desafio “A história de um alimento Bio” é destinado às escolas de jardim de infância e 1º ciclo. Pretende-se a criação de uma história que relate a vida de um alimento Bio (animal ou vegetal), do solo até ao prato. O intuito é a de que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem dos alimentos (a semente), como é feito o cultivo da espécie (época de plantação, tempo que demora a desenvolver-se), quais os cuidados que teve para ser um alimento biológico, até serem colhidos e cozinhados para a alimentação humana.

Eco-ementas & Eco-cozinheiros

O desafio das “Eco-ementas” destina-se a alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e superior, e propõe-se a elaboração de uma proposta de ementa da estação primavera/verão ou outono/inverno, para apresentar à restante comunidade escolar e que seja reprodutível na cantina da escola. O enfoque para este ano será não apenas a alimentação saudável e sustentável, mas também o desperdício alimentar. Deverá ser enviado um vídeo da elaboração da ementa.

Os autores das ementas premiadas serão convocados na próxima edição dos eco-cozinheiros, prevista para 2018-19.

 

Objetivos

  • (In)formar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável;
  • Contribuir para a educação para a saúde particularmente nos aspetos do combate à obesidade infantil/juvenil;
  • Aplicar de forma prática conceitos presentes nos currículos das várias disciplinas, como roda ou pirâmide dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, ou a “pegada” dos alimentos que chegam ao nossos pratos, entre outros;
  • Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade;
  • Incentivar o aparecimento de alternativas alimentares mais saudáveis, simples e exequíveis;
  • Articular com outros projetos já existentes tais como as “Hortas Bio nas Eco-Escolas” ou o “Programa de Educação para a Saúde”;
  • Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e conhecimento prático de confeção de alimentos;
  • Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

 

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nos seguintes escalões:

ESCALÃO 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
ESCALÃO 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
ESCALÃO 3: ensino secundário, profissional e universitário

Cada escola poderá ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões (1 grupo por escola, por escalão).

O projeto deverá ser trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão.

 

Como participar

As escolas devem inscrever-se na plataforma das Eco-Escolas, através do professor coordenador do Programa Eco-Escolas, o qual fica responsável por estabelecer a metodologia de trabalho do grupo e por submeter a informação solicitada nos prazos estabelecidos.
A apresentação do projeto a concurso realizar-se-á através do envio de informação em diversas épocas do ano.

 

Fases e prazos

Pretende-se que a realização de propostas de histórias e eco-ementas se concretize após pesquisa e aprendizagem de um conjunto de conceitos relativos à alimentação saudável e sustentável (1ª fase). O quiz pretende ser uma forma de confirmar a concretização dessa fase bem como uma estratégia que poderá ser usada em sala de aula para trabalhar o tema.
Para as fases de concretização do projeto, os prazos variam consoante o escalão/nível de ensino.

Fases

1ª FASE  | TODOS OS ESCALÕES – conhecer mais sobre Alimentação Saudável e Sustentável: realização do “Quiz”, “Painel dos Alimentos” e “Brigada da Cantina”
2ª FASE | ESCALÃO 1 – propor a história do alimento Bio
2ª FASE | ESCALÕES 2 e 3 – propor uma eco-ementa

Prazos

1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Até 31 de janeiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 30 de maio: envio das Histórias e respetivas memórias descritivas; submissão do Painel dos Alimentos e da informação relativa à Brigada da Cantina

2º escalão (2º e 3º ciclo) | 3º escalão (secundário e profissional)
Até 31 de janeiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 30 de maio: envio da ementa e respetiva memória descritiva, submissão do Painel dos Alimentos e da informação relativa à Brigada da Cantina

Avaliação: seleção e critérios

O júri nacional será constituído por elementos da ABAE, da AGROBIO, da Comissão Nacional Eco-Escolas e pelos parceiros no projeto.
O júri reserva-se no direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do concurso.

Painel dos alimentos | critérios
– Qualidade da informação contida
– Envolvimento dos alunos
– Originalidade e criatividade
– Estética

Brigada da cantina | critérios
– Metodologia
– Envolvimento dos alunos
– Divulgação à comunidade
– Evidências

Histórias do Alimento Bio | critérios
– Qualidade, rigor e clareza da informação
– Valorização de aspetos ligados à sustentabilidade do ciclo de vida dos alimentos
– Criatividade e originalidade
– Eficácia comunicativa

Eco-ementas | critérios
As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:
– Criação de ementas nutricionalmente equilibradas
– Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
– Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
– Registo das principais etapas do processo de elaboração.

Equipa

Fazem parte da equipa do projeto, como parceiros e/ou elementos do júri, as entidades aqui mencionadas.

Desafios

 

brigada monitorizacao1Brigada da cantina
todos os níveis de ensino

 

 

Painel dos alimentos
todos os níveis de ensino

 

 

A história de um alimento Bio
JI e 1º ciclo (escalão 1)

 

 

Diapositivo5
Eco-ementas
2º e 3ºciclo, sec, prof. e superior (escalões 2 e 3)

 

 


Eco-cozinheiros
apenas ementas selecionadas