Alimentação Saudável e Sustentável | Desafios 2017/18

 

Explora os Quiz | joga e aprende

Apesar deste desafio não estar enquadrado este ano em nenhum concurso, a sua realização é um excelente contributo para a aquisição de competências por todos os envolvidos.
Ver mais sobre os quiz aqui

 

Brigada da cantina

O desafio da “Brigada da cantina” é um desafios propostos, para todos os níveis de ensino, onde se pretende que haja um grupo de alunos para monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar, analisar as questões do ruído nas cantinas e refeitórios, entre outras.

 

Painel dos alimentos

Neste desafio, também para todos os níveis de ensino, pretende-se que seja criado um “Painel de alimentos”, com informação específica nomeadamente relativamente à quantidade de açúcar, sal, gordura ou aditivos alimentares presente nos alimentos habitualmente consumidos pelos jovens, por forma a ficarem evidenciadas as diferenças existentes.. O intuito é ficar exposto no bar ou na cantina da escola, para que todos os alunos possam ter acesso a esta informação.

 

“A história de um alimento Bio”

O desafio “A história de um alimento Bio” é destinado às escolas de jardim de infância e 1º ciclo. Pretende-se a criação de uma história que relate a vida de um alimento Bio (animal ou vegetal), do solo até ao prato. O intuito é a de que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem dos alimentos (a semente), como é feito o cultivo da espécie (época de plantação, tempo que demora a desenvolver-se), quais os cuidados que teve para ser um alimento biológico, até serem colhidos e cozinhados para a alimentação humana.

 

Eco-ementas

O desafio das “Eco-ementas” destina-se a alunos do 2º e 3º ciclo, secundário e superior, e propõe-se a elaboração de uma proposta de ementa da estação primavera/verão ou outono/inverno, para apresentar à restante comunidade escolar e que seja reprodutível na cantina da escola. O enfoque para este ano será não apenas a alimentação saudável e sustentável, mas também o desperdício alimentar.
As melhores ementas receberão no inicio de maio aventais e toucas Eco-Escolas – Alimentação Saudável e Sustentável, que poderão utilizar na realização do vídeo eco-cozinheiros.

 

Eco-cozinheiros

Para participar na atividade “Eco-cozinheiros 2017/18” basta enviar um vídeo da elaboração da eco-ementa pelas crianças/jovens.
Os vídeos não devem exceder os 3 minutos e deverão explicar os ingredientes, opções saudáveis e sustentáveis, bem como as etapas de confeção do prato.
Cada vídeo deve abordar apenas um dos elementos da ementa: entrada, prato principal ou sobremesa.
Cada escola poderá apresentar até 3 vídeos (um para cada um elementos da ementa).

 

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nos seguintes escalões:

ESCALÃO 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
ESCALÃO 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
ESCALÃO 3: ensino secundário, profissional e universitário

Cada escola poderá ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões (1 grupo por escola, por escalão).
O projeto deverá ser trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão.

Como participar

As escolas devem inscrever-se na plataforma das Eco-Escolas, através do professor coordenador do Programa Eco-Escolas, o qual fica responsável por estabelecer a metodologia de trabalho do grupo e por submeter a informação solicitada nos prazos estabelecidos.
A apresentação do projeto a concurso realizar-se-á através do envio de informação em diversas épocas do ano.

Fases e prazos

Pretende-se que a realização de propostas de histórias e eco-ementas se concretize após pesquisa e aprendizagem de um conjunto de conceitos relativos à alimentação saudável e sustentável (1ª fase). O quiz pretende ser uma forma de confirmar a concretização dessa fase bem como uma estratégia que poderá ser usada em sala de aula para trabalhar o tema.
Para as fases de concretização do projeto, os prazos variam consoante o escalão/nível de ensino.

Fases

1ª FASE  | TODOS OS ESCALÕES – conhecer mais sobre Alimentação Saudável e Sustentável: realização do “Quiz”, “Painel dos Alimentos” e “Brigada da Cantina”
2ª FASE | ESCALÃO 1 – propor a história do alimento Bio
2ª FASE | ESCALÕES 2 e 3 – propor uma eco-ementa realizar os eco-cozinheiros

Prazos

Até 28 de fevereiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 22 de abril: envio das Eco-ementas
Até 31 de maio: envio dos trabalhos das restantes atividades: Brigada da Cantina; Painel dos Alimentos; História de um Alimento Bio; Eco-cozinheiros

Avaliação: seleção e critérios

O júri nacional será constituído por elementos da ABAE, da AGROBIO, da Comissão Nacional Eco-Escolas e pelos parceiros no projeto.
O júri reserva-se no direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do concurso.

Painel dos alimentos | critérios
– Qualidade da informação contida
– Envolvimento dos alunos
– Originalidade e criatividade
– Estética

Brigada da cantina | critérios
– Metodologia
– Envolvimento dos alunos
– Divulgação à comunidade
– Evidências

Histórias do Alimento Bio | critérios
– Qualidade, rigor e clareza da informação
– Valorização de aspetos ligados à sustentabilidade do ciclo de vida dos alimentos
– Criatividade e originalidade
– Eficácia comunicativa

Eco-ementas | critérios
As ementas serão avaliadas de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:

– Criação de ementas nutricionalmente equilibradas
– Originalidade, criatividade e sustentabilidade das ementas, nomeadamente no que diz respeito à origem e modo de produção dos ingredientes, água, resíduos, energia…
– Número de elementos da comunidade envolvidos (alunos, funcionários, professores, pais) e grau de integração dos mesmos.
– Registo das principais etapas do processo de elaboração.

Eco-cozinheiros | critérios
Os eco-cozinheiros serão avaliados de acordo com a informação da memória descritiva, sendo valorizados os seguintes aspetos:

– Apresentação clara das opções na escolha dos alimentos
– Apresentação das diversas fases de confeção da receita
– Envolvimento da equipa e cuidados de higiene e segurança
– Qualidade técnica do vídeo (som e imagem)

 

Equipa

Fazem parte da equipa do projeto, como parceiros e/ou elementos do júri, as entidades aqui mencionadas.

Desafios

 

brigada monitorizacao1Brigada da cantina
todos os níveis de ensino

 

 

Painel dos alimentos
todos os níveis de ensino

 

 

A história de um alimento Bio
JI e 1º ciclo (escalão 1)

 

 

Diapositivo5
Eco-ementas
2º e 3ºciclo, sec, prof. e superior (escalões 2 e 3)

 

 


Eco-cozinheiros
apenas ementas selecionadas