Formações Online em 2021

 

No seguimento do sucesso das Sessões online que foram organizadas durante o ano 2020, o Programa Eco-Escolas decidiu organizar outros Workshops online em 2021 de forma a apoiar todos os participantes no Projeto Alimentação Saudável e Sustentável.

Apesar dos tempos que todos vivemos, há que encontrar alternativas com sensatez e, sentido de responsabilidade, mas também criatividade, capacidade de adaptação e resiliência.

Com a nutricionista Rita Roldão, que conta com 20 anos de experiência profissional, este workshop convidou professores, alunos e encarregados de educação a compreender mais sobre o “Desperdício Alimentar“. Durante a Sessão, foram abordados diferentes tópicos sobre o Tema, como por exemplo: A economia circular e os seus benefícios no combate ao desperdício alimentar; o papel das escolas no combate ao desperdício, boas práticas no combate ao desperdício alimentar em Portugal e na Europa, etc.

Em parceria com o Grupo de Hipertensão Arterial, dinamizou-se um workshop, online, com a Nutricionista Rita Loureiro, no dia 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão Arterial. Durante a Sessão, foram abordados diferentes tópicos sobre a importancia da alimentação relacionada com a hipertensão arterial.
Ficheiro com informação sobre o Tema: https://ecoescolas.abae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2021/05/2.Portugal-DMHTA.pdf

Formações Online 2020

 

Considerando que todas as nossas rotinas estão hoje postas em causa devido à situação preocupante relacionada com o COVID-19, o Programa Eco-Escolas no âmbito do seu projeto Alimentação Saudável e Sustentável achou uma mais valia propôr possíveis abordagens para a concretização e apoio ao projeto  através de formações online abertas às escolas e alunos participantes.

Apesar da calamidade que todos vivemos, há que encontrar alternativas com sensatez e, sentido de responsabilidade, mas também criatividade, capacidade de adaptação e resiliência.

Rui Lima, da DGE, e a especialista em plantas silvestres e aromáticas, Fernanda Botelho, convida professores Eco-Escolas, alunos e famílias a participarem numa sessão formativa sobre o consumo exagerado de sal. Estes dois profissionais irão alertar para os malefícios relacionados com o consumo exagerado de sal e alternativas para o substituir na confeção das refeições.

O Chefe António Loureiro, do Restaurante A Cozinha e a nutricionista Bárbara Oliveira, convida professores Eco-Escolas, alunos e famílias a participarem numa sessão formativa sobre nutrição e sustentabilidade. Haverá espaço para um showcooking, realizado pelo Chefe e para uma conversa informal, mas esclarecedora, entre estes dois profissionais, sobre produtos locais, sazonais e o seu valor nutricional.