Alimentação Saudável e Sustentável

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com a Agrobio, conta este ano letivo com a sua 3ª edição, e concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornassem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Objetivos

  • (In)formar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável;
  • Contribuir para a educação para a saúde particularmente nos aspetos do combate à obesidade infantil/juvenil;
  • Aplicar de forma prática conceitos presentes nos currículos das várias disciplinas, como roda ou pirâmide dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, ou a “pegada” dos alimentos que chegam ao nossos pratos, entre outros;
  • Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade;
  • Incentivar o aparecimento de alternativas alimentares mais saudáveis, simples e exequíveis;
  • Articular com outros projetos já existentes tais como as “Hortas Bio nas Eco-Escolas” ou o “Programa de Educação para a Saúde”;
  • Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e conhecimento prático de confeção de alimentos;
  • Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

 

Metodologia

É proposto às escolas um conjunto de desafios, que visa por um lado motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e por outro incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-ementas) que possam vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens não só em contexto escolar, mas também em casa. As grandes novidades deste ano são o desafio “A história de um alimento Bio” e os vídeos “Eco-cozinheiros”
Recomenda-se que antes de concretizar os diversos desafios as crianças e jovens sejam incentivadas à investigação sobre o tema.
Poderão para isso recorrer à seção de informação e inspiração disponibilizada e ainda utilizar os recursos disponíveis em forma de quiz da alimentação que poderão usar como incentivo à pesquisa ou jogar em sala de aula.

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nos seguintes escalões:

ESCALÃO 1: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
ESCALÃO 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico
ESCALÃO 3: ensino secundário, profissional e universitário

Cada escola poderá ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões (1 grupo por escola, por escalão).

O projeto deverá ser trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão.

Como participar

As escolas devem inscrever-se na plataforma das Eco-Escolas, através do professor coordenador do Programa Eco-Escolas, o qual fica responsável por estabelecer a metodologia de trabalho do grupo e por submeter a informação solicitada nos prazos estabelecidos.
A apresentação do projeto a concurso realizar-se-á através do envio de informação em diversas épocas do ano.

Fases e prazos

Pretende-se que a realização de propostas de histórias e eco-ementas se concretize após pesquisa e aprendizagem de um conjunto de conceitos relativos à alimentação saudável e sustentável (1ª fase). O quiz pretende ser uma forma de confirmar a concretização dessa fase bem como uma estratégia que poderá ser usada em sala de aula para trabalhar o tema.
Para as fases de concretização do projeto, os prazos variam consoante o escalão/nível de ensino.

Fases

1ª FASE  | TODOS OS ESCALÕES – conhecer mais sobre Alimentação Saudável e Sustentável: realização do “Quiz”, “Painel dos Alimentos” e “Brigada da Cantina”
2ª FASE | ESCALÃO 1 – propor a história do alimento Bio
2ª FASE | ESCALÕES 2 e 3 – propor uma eco-ementa

Prazos

Até 28 de fevereiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 22 de abril: envio das Eco-ementas
Até 31 de maio:
envio dos trabalhos das restantes atividades
: Brigada da Cantina; Painel dos Alimentos; História de um Alimento Bio; Eco-cozinheiros

Equipa

Fazem parte da equipa do projeto, como parceiros e/ou elementos do júri, as entidades aqui mencionadas.

Desafios

brigada monitorizacao1Brigada da cantina
todos os níveis de ensino

Painel dos alimentos
todos os níveis de ensino

A história de um alimento Bio
JI e 1º ciclo (escalão 1)

Diapositivo5
Eco-ementas
2º e 3ºciclo, sec, prof. e superior (escalões 2 e 3)


Eco-cozinheiros
apenas ementas selecionadas