Eco-Cozinheiros | Finais Nacionais 2023

Numa primeira fase realizaram-se duas Provas Regionais de seleção (para o 2º e 3º escalão), na Escola Infante D. Henrique, no Porto, no dia 16 de março e na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 23 de março. Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste decorreu a Prova de Seleção do Ensino Profissional, no dia 28 de março.
As melhores equipas de cada escalão/categoria, foram apuradas para as Finais.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste recebeu as equipas finalistas do 2º e 3º Escalão, no dia 18 de abril. A Prova final do Ensino Profissional aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no dia 19 de abril.

 

No ano de 2023, foram realizadas 5 Provas e foram rececionadas ementas de 45 escolas. Nas provas dos Eco-Cozinheiros, estiveram envolvidas 35 equipas. Os Eco-Cozinheiros, contam com um júri composto por várias entidades, tais como: ABAE, Jerónimo Martins, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Educação, Agrobio, Consultas Nutrição, C.M. de Vila Nova de Famalicão e chefes de cozinha.

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE  e apoiado pela Jerónimo Martins, concretiza-se através de um conjunto de atividades, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um a maior sensibilização acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável de forma a que estes se tornem mais recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
Os Eco-Cozinheiros, uma das atividades deste projeto, tem como objetivo primordial, incentivar as crianças e jovens a confecionarem refeições, saudáveis e sustentáveis, exequíveis em cantinas escolares. No entanto, antes de chegarem a esta etapa, as escolas criam e enviam para seleção as suas Eco-Ementas. As melhores são apuradas e convidadas a integrar as provas ao vivo dos Eco-Cozinheiros, em que os alunos, cozinham ao vivo as ementas propostas.