Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, inserido no programa Eco - Escolas, decidimos aderir ao desafio de elaboração do Painel de Bebidas, com o objetivo de sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para a quantidade de açúcar presente nas bebidas que habitualmente são consumidas pelas crianças e jovens. Pretendemos assim alertar para a importância da escolha de hábitos de alimentação saudável, fundamentais para uma correta nutrição e prevenção de doenças.
Começámos pela elaboração de um inquérito on-line a todos os alunos da escola, mas obtivemos respostas essencialmente das turmas dos 5º e 6º anos de escolaridade, num total de 357 respostas. Com este inquérito pretendemos averiguar quais as bebidas consumidas pelos alunos, adquiridas na escola e fora da escola. Os resultados do inquérito revelaram as bebidas que os alunos mais consomem. Posteriormente foram analisados os rótulos de cada bebida, os seus ingredientes e o respetivo valor nutricional, de modo a calcular os níveis de açúcar, primeiro por cada 100ml e em seguida pela quantidade presente em cada embalagem.
Foi também escolhida a unidade que representa a quantidade de açúcar no painel: uma colher com capacidade de cerca de 3 gramas de açúcar, calculando-se de seguida o número de colheres que representam a quantidade de açúcar contida em cada bebida. Os valores encontram-se representados na tabela em anexo (junto das fotografias).

Características do painel:
O painel de bebidas foi elaborado com a colaboração das turmas 5º4 e 5º 7 da escola, sob orientação da professora de Educação Visual e Tecnológica, Prof.ª Maria João Vaz.
O painel é constituído por uma tela com as seguintes dimensões: comprimento - 1,12 m; largura – 0,98 m, área = 1,09 m2. Na sua elaboração foi utilizada tinta acrílica para destacar o fundo das colheres, fita cola de dupla face, cola celulósica, papel para imprimir as letras do título , colheres de plástico e embalagens vazias das respetivas bebidas.
O painel encontra-se afixado no Bar dos alunos, pois consideramos ser um local mais apelativo no sentido de se encontrar junto às bebidas que os alunos adquirem na escola e assim poderem consultá-lo com facilidade.
A informação contida no painel apela a uma rápida leitura visual, contendo informação abreviada mas focando o que é essencial. O título escolhido “Quantas colheres de açúcar «bebes» por dia?”, pretendeu ser motivo de interesse e análise por parte dos alunos, fazendo com que se aproximem e possam ler a informação, que se encontra junto ao painel:
“Observa com atenção este painel e conta quantas colheres de açúcar consomes quando bebes a tua bebida preferida!
A dose diária máxima recomendada para o consumo de açúcar é de cerca de 50 gramas, o equivalente a aproximadamente 16 colheres iguais à que vês representada no painel. Os alimentos que consomes diariamente já contêm açúcar na sua composição ou adicionado. Se ainda juntares o açúcar das bebidas, rapidamente ultrapassas aquele valor.
O açúcar em excesso provoca doenças como a obesidade, diabetes, osteoporose, hipertensão e cárie dentária. Pratica uma alimentação saudável e opta por consumir bebidas sem adição de açúcar, como os sumos naturais ou com baixo teor de açúcar.
Pensa na tua saúde e adquire hábitos de Alimentação Saudável e Sustentável, passando a palavra a colegas, amigos e familiares.”

Inquérito:

Registo fotográfico: