Trabalhos 2016

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Os números da obesidade infantil no nosso país são assustadores. Em Portugal, estima-se que cerca de um terço das crianças sofram de excesso de peso e que 10% sejam obesas. Para reverter a situação, o ideal é garantir que as nossas crianças comecem desde cedo a fazer uma alimentação saudável pelo que é extremamente importante sensibilizá-las para a importância de uma alimentação cuidada que dê resposta às suas necessidades nutricionais.
Refrigerantes, iogurtes processados, sumos, cereais, bolachas e outros, embora sirvam como alternativas emergenciais, jamais devem fazer parte da rotina alimentar de uma criança. Além de conter calorias vazias, são ricos em corantes, conservantes e açúcares, ingredientes que prejudicam o desenvolvimento e o crescimento de uma criança.
Na escolha dos alimentos, para a nossa eco-lancheira, tivemos em conta a componente nutricional dos alimentos, dando especial atenção e preferência aos alimentos de produção regional e local: o leite simples porque o leite é uma fonte de cálcio, importante para a formação óssea, rico em proteínas e de elevado valor biológico com minerais e vitaminas; o pão integral porque é feito com a farinha de trigo, contém diversos nutrientes e benefícios é rico em fibras, ajuda a regular o intestino e a controlar o colesterol ruim pois a ingestão diária de fibras ajuda a prevenir doenças como: cancro, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares; a fruta da época rica em nutrientes protetores reguladores das funções vitais e com propriedades antioxidantes como a fibra, vitaminas e sais minerais; a água porque é importante na digestão, na absorção, na circulação e na excreção que ocorrem no nosso organismo, além de constituir um ótimo meio de transporte de nutrientes para as células. A água ajuda diretamente na regulação da temperatura corporal e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente pelo que é extremamente importante que faça parte da eco-lancheira dos nossos alunos.
A nossa eco lancheira contém os seguintes alimentos:
• 1 pão integral com alface e tomate (de produção regional);
• 1 eco garrafa com leite simples (200ml);
• 1 eco garrafa de água;
• 1 peça de fruta da época (bananas de produção regional);

Materiais utilizados na construção:
Materiais utilizados:
A nossa eco-lancheira foi construída com recurso à reutilização de tecidos - ganga;

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
A ganga foi recolhida pelos alunos da sala do pré-escolar e pelos alunos do 4º ano de escolaridade;
A confeção da eco-lancheira esteve a cargo dos alunos do 4º ano coordenados por uma auxiliar da escola;
A decoração da eco-lancheira (pintura em tecido) foi realizada pelos alunos do pré-escolar coordenada por uma auxiliar do ensino pré-escolar;
O conteúdo da nossa eco-lancheira esteve a cargo dos alunos do 4º ano da nossa escola coordenados pela professora titular de turma.

Registo fotográfico: