Trabalhos 2016

Escola EBI de Barrancos (Barrancos)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
No âmbito do tema Alimentação Saudável e Sustentável, os alunos das turmas do 3º e 4º anos, aceitaram o desafio de elaborarem eco-lancheiras.
Após a abordagem ao tema da alimentação saudável e sustentável os alunos responderam às Eco Quiz e cada um individualmente elaborou o projeto da sua eco-lancheira. Cada aluno descreveu como seria o lanche mais saudável que queria colocar na lancheira e as escolhas foram praticamente unânimes.
- leite (simples ou pouco achocolatado) ou iogurte: fonte de cálcio e rico em proteínas, hidratos de carbono, alguns lípidos, vitaminas e sais minerais.
- 1 sandes de fiambre ou queijo: os hidratos de carbono, proteínas e fibras são importantes não apenas ao almoço ou jantar
- 1 peça de fruta fresca: Fruta da época rica em vitaminas. Autênticos doces saudáveis!
- 1 garrafa de água:para hidratar o corpo, a água não pode faltar

Materiais utilizados na construção:
Nos projetos elaborados pelos alunos utilizaram-se os mais diversos materiais: garrafões, caixas de detergente (cartão e plástico), embalagens de leite e sumos, caixas de sapatos, jornais, restos de tecidos, tintas, papel eva.
Os alunos escolheram os materiais a utilizar e desenharam a sua lancheira.
Como cada projeto é único e com significado especial para cada um, optou-se por fazer as diferentes eco-lancheiras, cada um fez a sua. "Todas diferentes, mas todas iguais". Cada uma com a sua originalidade, mas todas elaboradas com materiais recicláveis e contendo no seu interior lanches saudáveis.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Juntamente com os Encarregados de Educação/Pais/Familiares, os alunos recolheram os materiais necessários para a elaboração das eco-lancheiras. Os alunos demonstraram grande empenho e não foi necessária praticamente nenhuma ajuda na concretização das eco-lancheiras. O resultado final está à vista de todos! No final do ano iremos fazer uma eco-exposição de lancheiras ecológicas, para que toda a comunidade educativa possa ver a originalidade dos projetos desenvolvidos. Depois cada aluno poderá utilizar a sua.

Registo fotográfico: