Trabalhos 2016

Escola EBI de Barrancos (Barrancos)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Sopa:
Sopa de coentros
Prato: Peito de frango grelhado, com molho de azeite, coentros e alho
Acompanhamento: Espargos mexidos com ovos e presunto
Sobremesa:
Bebida: “Ovo estrelado com batatas fritas”
Sumo de laranja natural

Memória descritiva:
Sopa de coentros
No âmbito da Horta biológica- “Cantinho das Aromáticas”, os alunos deste Agrupamento plantaram entre outras plantas, o “coentro”, erva muito apreciada na cozinha tradicional alentejana.
A base da sopa é confecionada com courgette, cebola e cenoura, sendo alimentos ricos em Vitaminas A e C.
Prato principal – Peito de frango grelhado, com molho de azeite coentros e alho, e espargos mexidos com ovos e presunto
Para prato principal escolhemos uma carne branca, pois é rica em proteína e a sua gordura é menos prejudicial à saúde. Para evitar a adição de gorduras na confeção do alimento, optamos por grelhá-lo. Depois de grelhado adicionamos gordura vegetal (azeite, produto caraterístico desta região) junto com coentros e alho, de forma a preservar a cozinha regional alentejana.
A acompanhar temos espargos selvagens com ovos e presunto. Os espargos são colhidos pelos alunos numa saída de campo. Sendo barrancos a única região do país onde o presunto é DOP, achamos por bem umas “lasquinhas” deste produto para aprimorar o paladar dos espargos, que têm um sabor amargo. Os espargos são muito ricos em ferro e substâncias anticancerígenas. Os ovos e os frangos a utilizar, provêm da produção caseira de familiares dos alunos, prática que é comum na nossa zona.
Sobremesa
A escolha da sobremesa é uma forma de satirizar uma refeição não saudável. Assim escolhemos o “ovo estrelado com batatas fritas”, em que o ovo corresponde a iogurte natural e uma metade de pêssego e as batatas fritas correspondem a palitos de maçã.
Bebida
Escolhemos sumo de laranja natural, por ser naturalmente saudável, rico em glícidos e vitamina C. O sumo é feito com laranjas biológicas, não sendo necessário qualquer adição de açúcar.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: