Trabalhos 2016

Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa Outono/Inverno:
Sopa: Sopa de feijão
Prato principal: Frango na púcara com arroz branco
Salada: Salada de alface, couve roxa, rúcula e nozes e queijo
Sobremesa: crumble de frutos de inverno (pera, maçã, marmelo)
Bebida: Laranja e maçã
Ementa Primavera/Verão:
Sopa: Creme de Cenoura
Prato principal: Espetadas do mar
Salada: Salada de alface, tomate e pepino
Sobremesa: Salada de fruta da época
Bebida: Maçã e cenoura

Memória descritiva:
Memória descritiva da elaboração das ementas
O Externato Cooperativo da Benedita é uma eco-escola e como tal participou no concurso “Alimentação Saudável e Sustentável”. Foi um desafio interessante e envolveu 4 alunos de uma turma do nono ano e duas professoras, bem como alguns encarregados de educação nas sugestões para a elaboração das eco-ementas.
Na elaboração das ementas primavera/verão e outono/inverno teve-se em conta os produtos da região e da época. Alguns destes produtos vão ser produzidos na nossa Horta, nomeadamente os morangos, alface e algumas ervas aromáticas.
Assim sendo, passamos à descrição de como procedemos à elaboração das ementas, a partir das indicações fornecidas.
 Equilíbrio nutricional das ementas
As ementas basearam-se em alguns princípios na Dieta Mediterrânica, tendo em conta: a presença da sopa com uma base de legumes, sendo pobre em gordura; a utilização de vegetais e fruta da época, ricos em nutrientes essenciais para o organismo; de gorduras insaturadas, nomeadamente, o azeite, o peixe e os frutos secos; a utilização de carne branca, frango, uma vez que tem baixo teor de gordura; o peixe é rico em ácidos gordos essenciais (ómega 3) que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro (é de referir que o peixe escolhido teve em conta não apresentar espinhas, sendo mais fácil de confeccionar e de degustar); as sobremesas apresentam uma base essencialmente de frutas da época; por fim a escolha das bebidas incidiu sobre sumos naturais de fruta, uma vez que têm pouca quantidade de açúcar. A laranja rica em vitamina C e a cenoura rica em betacaroteno e outras vitaminas.
 Aspetos de sustentabilidade ambiental
Neste ponto, tentamos elaborar as ementas, tendo em conta as tradições alimentares da região e alguns dos produtos alimentares produzidos na região. Assim, na elaboração das sopas pensámos numa sopa de feijão (sendo a base de feijão seco e guarnição com legumes e massa) que sendo mais calórica, “pesada” e aconchegante para o período do outono/inverno. Por outro lado o creme de cenoura é uma sopa “mais leve” para o período de primavera/verão. O mesmo aconteceu com a escolha do prato principal na ementa outono/inverno, o frango na púcara, inspirado na conhecida receita do frango na púcara à moda de Alcobaça, pensou-se num prato de peixe (igualmente mais leve) como prato principal para a ementa de primavera-verão.
A escolha dos produtos na elaboração da ementa não foi aleatória, mas sim pensada a partir do nosso Concelho como sendo um produtor de grande parte dos mesmos (maçã de Alcobaça, pera rocha do Oeste, alface, cenoura, …). Alguns destes produtos vão ser produzidos na nossa Horta, nomeadamente os morangos, alface e algumas ervas aromáticas.
 Envolvimento da comunidade
Para além das sugestões dadas por alguns Encarregados de Educação, teremos o apoio de uma assistente operacional e das instalações da cantina. Contando também, com o apoio de uma Empresa da região, “Hortofrades”.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: