Trabalhos 2016

Assoc. Promoção Social, Desportiva R. Cultural Moita do Boi


Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
A lancheira contém: pacote de leite branco 200ml de uma marca que use pacotes feitos com cartão FSC, pão de mistura com queijo fresco; peça de fruta da época( ex. maçã, pêra) de produção caseira ou fruta biológica. Escolhemos o leite branco por não conter açúcar e ser uma alimento essencial para as crianças. O pão de mistura é considerado o mais saudável por ser rico em fibras, menos calórico e tem um índice glicémico mais baixo. O queijo fresco é pouco calórico e menos proteínas, fósforo e vitaminas.
As frutas são uma fonte primordial de vitaminas. A maçã é um antioxidante natural e a sua casca é rica em fibras e ajuda a baixar os níveis de colesterol, além de conter uma grande quantidade de cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio. A pêra é fonte de potássio, vitamina A, C, ferro, cálcio e magnésio.

Materiais utilizados na construção:
Um garrafão de detergente vazio, calças de ganga usadas, cartão de cereais, trapilho, conta de um colar estragado, material isotérmico utilizado para proteger moldes de uma fábrica de peças para automóveis, feltro (desperdício de uma fábrica de confeção).

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Foi solicitado aos pais e famílias que dessem ideias para a confeção da lancheira. Depois de criada/construída a lancheira os pais foram desafiados a proporem um lanche que considerassem saudável e sustentável. Entre todas as propostas escolheram-se alimentos considerados mais adequados e reuniu-se a proposta de lanche para a eco lancheira.

Registo fotográfico: