Trabalhos 2016

Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Pão escuro com queijo e alface, maçã, iogurte natural, água. Foram escolhidos estes alimentos/bebidas porque contêm alimentos construtores, reguladores e energéticos, necessários e suficientes para um lanche saudável. É importante a criança habituar-se a consumir estes alimentos que contribuem para o desenvolvimento do seu paladar.

Materiais utilizados na construção:
Embalagem de detergente, papel reciclado, restos de papel, cola, tesoura, pano, tintas, cores de feltro.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
A Comunidade Educativa da EB1/PE Ribeiro Domingos Dias situada junto ao Jardim Botânico no Funchal na Ilha da Madeira, está sempre recetiva a novos desafios, relacionados com uma alimentação saudável e sustentável. Na nossa escola os serviços de cozinha e cantina já funcionam desde o ano letivo de 1994/1995. Ao longo deste período de 22 anos tentámos sempre aperfeiçoar e melhorar as ementas diárias diversificando-as, sempre em prol de um bom funcionamento do refeitório da escola, repercutindo-se numa boa alimentação dos nossos alunos.
Para a concretização deste desafio “Alimentação Saudável e Sustentàvel” foram delineadas as seguintes atividades junto da Comunidade Educativa:
1. Pesquisa e recolha de informação realizada nas diferentes áreas curriculares e de enriquecimento curricular( TIC, Sala de Estudo, Clube Aprender Brincando) e, em casa dos nossos alunos sobre:
1.1. valor nutricional dos alimentos;
1.2. quantidade de açúcar presente nas bebidas que os alunos mais consomem fora da escola;
1.3. interpretação de rótulos de alimentos embalados;
1.4. frutos e legumes produzidos na região durante as 4 estações do ano;
1.5. importância do consumo diário de água;
1.6. locais na região onde adquirir produtos biológicos.
2.Elaboração da Eco Lancheira:
2.1. pesquisar sobre a importância da existência de uma eco lancheira;
2.2. recolher por parte dos alunos e familiares, de utensílios que possam ser reutilizados na construção de uma eco lancheira;
2.3. escolher de entre algumas propostas uma embalagem de detergente;
2.4. construir efetivamente a eco lancheira.

Registo fotográfico: