Trabalhos 2016

Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Processo:
No âmbito do projeto Eco-Escolas relativamente ao tema “ Alimentação Saudável e Sustentável“ foram propostas várias atividades ao curso de Técnico Auxiliar de Saúde do segundo ano.
De forma a assinalar o dia Eco-Escolas, em novembro de 2015, o curso de Auxiliar de Saúde realizou uma mini peça de teatro sobre a alimentação saudável e sustentável. A peça foi representada em várias escolas do concelho de Vila Verde. Associado a esta atividade, um grupo de alunos da EPATV, realizou o mesmo percurso de bicicleta, promovendo um transporte sustentável. Os trajes usados foram elaborados pelos alunos do curso e eram constituídos pelos vários elementos da roda dos alimentos. Uma aluna cantava uma música relacionada com o tema da alimentação saudável.
O tema do dia Eco-Escolas foi a alimentação saudável e sustentável, que serviu de mote para mais uma atividade.
Neste sentido, foi realizada uma pesquisa à quantidade de açúcar que os refrigerantes contém, e construído um cartaz com essas informações.
No dia Eco-Escolas, de forma a sensibilizar os alunos, foi colocado na entrada do auditório, onde iriam ser realizadas as palestras e onde todos os alunos passariam, os refrigerantes e copos transparentes com o açúcar que continham. A reação foi unânime: ninguém fazia ideia que as bebidas selecionadas levavam tanto açúcar!
Ainda neste dia, foi proposto e exposto, uma sugestão saudável/ outra não saudável das várias refeições, ao longo de um dia, com um semáforo nutricional.
Apesar das atividades já realizadas, a turma achou pertinente realizar um questionário para obter dados mais concretos sobre o consumo de refrigerantes, na nossa escola. O questionário foi realizado às turmas do 1ºano e os resultados foram assustadores.
Concluímos com este questionário que a maioria dos alunos do 1º ano da Escola, consumem com mais frequência Coca-Cola que contém 35 gr de açúcar, que corresponde a 34,5 % dos alunos inquiridos, também concluímos que 67,8% dos alunos consomem água todos os dias, ou seja, ainda existe uma percentagem elevada de alunos que consomem muito raramente ou quase nunca um dos bens essenciais para o nosso organismo.
Por incrível que pareça cerca de 93,1% dos mesmos consomem refrigerantes diariamente, o que faz um custo médio de 1 a 3 euros por refrigerante.
O cálculo dos valores de açúcar, constantes no nosso painel de bebidas, é referente a 330ml.

Características do painel:
O painel está afixado no Bar da nossa escola, num local onde toda a comunidade escolar é obrigada a ver, inclusive dos visitantes da escola.
O material utilizado foi uma placa de k-line. Este material foi escolhido porque tem uma maior durabilidade e poderá ser transportado para várias atividades que sejam dinamizadas, dentro e fora da escola. O nosso painel, já esteve presente no 2ºEncontro de Ambiente e Sustentabilidade, em Gondomar, na nossa mostra das boas práticas ambientais.
As dimensões do nosso painel são:61 cm por 43cm.

Inquérito:

Registo fotográfico: