Trabalhos 2016

Escola EB1/JI de Vasco Martins Rebolo (Amadora)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Apresentamos duas opções de um lanche saudável, uma para de manhã e uma para de tarde, e pretendemos que os mesmos sejam ricos em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, hidratos de carbono integrais e proteínas. Estes lanches estão isentos de açucares refinados, gorduras hidrogenadas, conservantes e aromatizantes.
1ª Opção:
- fruta da época (morangos/mirtilos);
- frutos secos;
- 1 iogurte.
Justificação: Escolhemos a fruta da época, de preferência nacional, por ser mais económica e mais fresca. Optámos pelos frutos vermelhos, por serem do agrado da maioria das crianças, por serem ricos em mineais, vitaminas e antioxidantes. Os frutos secos por serem ricos em gorduras saudáveis nomeadamente do complexo omega 3 (melhoram o índice de concentração dos alunos ajudando a baixar o nível de hiperatividade e são também anti inflamatórios). Os frutos secos quando conjugados com a fruta ajudam a uma maior absorção das vitaminas e minerais das mesmas. O iogurte, de preferência biológico, por ser um produto fermentado, rico proteínas, cálcio e em bactérias boas para o bom funcionamento intestinal.
2ª Opção:
- 1 fatia de pão integral com compota;
- 1 cenoura;
- 1 gelatina (de origem vegetal).
Justificação: Escolhemos o pão integral, pois os cereais integrais mantêm na composição todos os nutrientes naturalmente presentes, fibras, minerais e vitaminas, ao contrário dos cereais refinados aos quais é retirada a maior parte dos seus nutrientes. Optámos pela compota em vez de manteiga por conter um teor de gordura mais baixo. A cenoura, por ser um legume de fácil acondicionamento e por ser rica em vitaminas, minerais e em fibra. A gelatina, de preferência de origem vegetal, por ser rica em proteína e uma excelente fonte de hidratação.
É conveniente que todos os alimentos acima referidos sejam de origem nacional, de forma, a reduzir a pegada ecológica, gastos de recursos naturais, materiais, energéticos e outros.

Materiais utilizados na construção:
Os materias usados nesta lancheira são muito simples e foram fáceis de trabalhar.
Reutilizámos dois sacos de papel, papel de alumínio, duas molas e cola.
Cortámos o saco ao meio e forrámos com papel de alumínio, para poder preservar os nossos alimentos. Depois foi começar a montar, recortar partes do outro saco, construir o telhado usando as asas dos sacos e criar a nossa casa.
Decidimos deixá-la com a cor natural dos sacos, não usamos tintas para ser mais ecológico possível, porque o material que tinhamos tinha a cor da natureza.
A nossa eco-lancheira representa a simplicidade do saber conhecer a vida sustentável, através de uma alimentação saudável.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Primeiro foi realizado um registo diário/semanal do tipo de lanches dos alunos bem como do seu acondicionamento. Deste registo verificámos que a maioria dos lanches eram pobres em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e hidratos de carbono integrais e por isso muito pouco saudáveis. Posteriormente, foi realizada em casa, com o envolvimento dos encarregados de educação, uma pesquisa sobre diversos alimentos, os seus benefícios para a saúde, valores nutricionais e os quais devem fazer parte do lanche das crianças. Na sala de aula houve uma troca de ideias sobre os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa. Foi realizado um registo das ementas e materiais considerados mais saudáveis e sustentáveis.
Durante o mês de maio, mês do coração, foi proposto a todos os encarregados de educação, alternativas saudáveis aos lanches trazidos de casa bem como a utilização de embalagens provenientes de recursos naturais e sustentáveis.
Relativamente à realização da eco lancheira houve a participação da Atividade Extra Eurricular das Expressões. O projeto foi iniciado dando um nome à lancheira. O que queríamos que ela representasse? A nossa casa. Os alimentos saudáveis que aprendemos na escola e a ter em nossa casa.
A nossa escola ensinou-nos a rechear o conteúdo das nossas lancheiras com alimentos saudáveis. Assim, trazemos de casa e partilhamos os nossos alimentos preferidos. A turma do 3º ano ajudou a pensar, a construir e agora a partilhar com a comunidade a eco-lancheira.
Deste modo, a nossa eco-lancheira, tinha que ter a forma de uma casa. Este símbolo é importante para nós e para os pais saberem que em casa começa a alimentação saudável e na escola partilhamos e continuamos com esse saber.

Registo fotográfico: