Trabalhos 2016

EB nº 2 do Laranjeiro (Almada)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. Muitas vezes, os pais optam pelo prático, não é o mais saudável, mas, normalmente, é o que as crianças mais adoram e esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Tem-se verificado um crescimento da obesidade infantil, mas a alimentação escolar pode e deve influenciar a inversão desta tendência.
As Lancheiras deverão conter:
- Sempre uma fruta, mas deixe que seja a criança escolher, participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não se estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá numa outra oportunidade.
- Leite branco, os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Os iogurtes também são uma boa opção, mas por vezes pode ser mais difícil devido às escolas não terem frigoríficos para o seu armazenamento.
- Hidratos de carbono, que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, barras de cereais, biscoitos integrais. Quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Separe sempre as porções, de 4 a 5 biscoitos, para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada.
- Sempre uma garrafa de água. As crianças esquecem-se de beber água.
Pergunte pelos lanches dos colegas. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade, isso pode agravar mais o ganho de peso.

Materiais utilizados na construção:
Para a confeçăo da nossa lancheira e para o tema " lanche saudável" utilizámos diversos materiais, decoradas pelas crianças, tais como embalagens de leite e iogurte, cartão e papel de jornal, para fazer a lancheira e os frutos, pão confecionado pelas crianças, tintas, colas, tesouras, ráfia, plasticina, pauzinhos, agrafos e tampas para o fecho e para o símbolo.
Para pendurar a lancheira e os alimentos, um cartão pintado com tinta, plasticina nas letras e fio de nylon para suspender os alimentos. No cartaz, cartolinas, plasticina, cola, pauzinhos e tintas.
Tentou-se ao máximo que os materiais utilizados fossem de acordo com o interesse do grupo, na sua versatilidade e também de fácil utilização pelas crianças, na realização deste projeto.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Os Encarregados de Educação são informados ao longo do ano de todos os projetos que se desenvolvem na Escola, para que assim toda a comunidade se envolva nos mesmos. Sendo a nossa escola uma Eco-Escola e desenvolvendo em simultâneo outros projetos, como por exemplo os "Heróis da Fruta", que visam sensibilizar para hábitos ecológicos e alimentares saudáveis, os pais tem vindo pouco a pouco a alterar o conteúdo das lancheiras dos seus filhos. Esta alteração traduz-se de forma bem positiva e tem-se verificado que os doces, nomeadamente bolos e chocolates, têm vindo a ser substituídos, na lancheira, por iogurtes, pão e fruta. Também têm contribuído as atividades de culinária, realizadas semanalmente no JI, através da confeção de receitas saudáveis, sensibilizando as próprias crianças para hábitos alimentares saudáveis, de forma a que sejam elas próprias a transmitirem essa mensagem aos pais, o que se tem verificado.

Registo fotográfico: