Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Miragaia (Porto)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Durante o segundo período nas aulas de Ciências Naturais da turma 9PIEF2 foi abordado, de acordo com a planificação, o tema “Alimentação Saudável” e durante estas aulas surgiram inúmeras e interessantes discussões sobre o tema. O interesse e entusiasmo manifestado pelos alunos durante as aulas desencadeou a apresentação à turma deste desafio, o “Painel das Bebidas”.
Após a confirmação da inscrição foi concretizada a primeira tarefa, o questionário. Por razões ambientais os dezoito alunos que constituem a turma responderam oralmente às questões que faziam parte do questionário. Cada um dos alunos descreveu qual(ais) a(s) bebida(s) que consumia(m) regularmente e a sua bebida preferida. As respostas dos alunos permitiram a elaboração de uma lista de bebidas consumidas pelos alunos da turma.
Na fase seguinte, que se estendeu por três semanas, alguns alunos trouxeram para a aula de Ciências Naturais embalagens vazias (pacotes, garrafas e latas) das bebidas que consumiam. Estas embalagens foram guardadas para serem reutilizadas nas fases seguintes do desafio.No início de cada aula registavam numa tabela as informações que constavam nos rótulos das embalagens, nomeadamente o nome da bebida, a marca e a quantidade de açúcar (em 100mL de bebida e faziam o calculo da quantidade de açúcar existente em cada uma das embalagens). A análise dos rótulos das embalagens possibilitou alguns esclarecimentos de duvidas sobre alguns ingredientes das bebidas. É durante a realização desta atividade que um grande número de alunos fica a conhecer a quantidade do “açúcar escondido” nas bebidas que consome e as suas reações de admiração/espanto foram uma constante. A grande diversidade de bebidas consumidas pelos alunos da turma permitiu ainda que os alunos tomassem consciência que a mesma bebida apresenta quantidades de açúcar muito diferentes consoante a marca.
Na terceira fase deste trabalho foram tomadas decisões quanto ao conteúdo do “Painel das Bebidas”. Os alunos facilmente chegaram a um consenso quanto a algumas características do painel, nomeadamente a sua simplicidade, a presença de cor e as bebidas a incluir (de acordo com o espaço disponível e com as embalagens recolhidas). Contudo, a escolha da “unidade de medida” não foi consensual, por um lado os alunos pretendiam ser originais e poupar recursos e, por outro lado, tinham que selecionar algo que pudesse ser afixado/colado. Optou-se por recorrer ao desenho de colher de chá (equivalente a 5g) e sempre que surgiu a necessidade de arredondar a quantidade de açúcar optou-se por fazer esse arredondamento por excesso.
Na última fase deste desafiou construiu-se o “Painel das Bebidas”. Depois de várias semanas de trabalho em contexto de sala de aula foi, finalmente, divulgado o trabalho da turma aos restantes elementos da comunidade escolar. O painel ficou num local de fácil acesso para que todos possam conhecer a quantidade de açúcar que é adicionada a cada bebida (diferenciando as bebidas normais de bebidas light, diferenciando sabores e marcas) de modo a que todos adotem estilos de vida saudáveis no momento que selecionam as bebidas que consomem.

Características do painel:
Dimensões: 1,50m x 1,25m (aproximadamente)
Materiais utilizados: Quadro de cortiça (já existente na Escola e que não estava a ser utilizado), papel de embrulho (reutilizado), folhas coloridas (8 folhas) e cola.
Local: Hall de entrada da escola (Todos os elementos da comunidade escolar passam pelo menos uma vez por dia junto ao painel. O painel pode ser facilmente transportado para outro local.)

Inquérito:

Registo fotográfico: