Trabalhos 2016

Escola EB1/PE do Porto Santo (Porto Santo)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Refere-se a presente memória à apresentação técnico prática de um cartaz de bebidas que um grupo de alunos, construiu sob a orientação da professora Rosa Afonso, Coordenadora Eco-Escolas e professora TIC, da professora, Helena Pinto, representante do Ensino Especial e da Educadora Mercês Santos, representante do Pré-Escolar, após uma sensibilização e participação ao nível da comunidade educativa e posterior recolha e tratamento de dados de inquéritos à mesma população tendo em conta as bebidas que são consumidas.
O trabalho realizado ao nível do cartaz, obedece aos princípios definidos para o desafio, tendo os participantes tomado conhecimento dos objetivos propostos, através da leitura do folheto informativo. Foram recolhidas e tratadas um conjunto de informações para o desenvolvimento do projeto. Foram selecionadas as bebidas mais consumidas pelos alunos tendo ao lado o se valor nutricional. É de realçar o magnifico trabalho das professoras das áreas curriculares que aproveitaram estas informações para aprofundar os conhecimentos nas áreas de matemática (medidas de capacidade), português (textos referentes à alimentação) e estudo do meio.
Os alunos do 4º ano fizeram, nas aulas TIC, o tratamento de dados do inquérito.

Características do painel:
Respeitando as dimensões definidas, e após esboço do trabalho, iniciou-se a construção de uma estrutura base com 2m² ,fundo azul , simbolizando a base que compõe cada bebida – A ÁGUA.
De seguida procedeu-se à colocação de todos os elementos: embalagens e colheres, informação nutricional e capacidade de cada produto. Todos os espaços foram preenchidos de acordo com a funcionalidade estética que se propunha.
Nas aulas de investigação juntaram-se todas as informações de todos os alunos, analisaram-se os hábitos e verificou-se quais os mais frequentes. Verificámos então se estes hábitos estão de acordo com as normas de uma alimentação saudável. As bebidas mais frequentes foram colocadas no cartaz com a sua informação nutricional.
Com efeito, o nosso cartaz contempla as bebidas mais consumidas pelos nossos alunos dispostas em gráfico e correspondendo a cada uma quantidade de colheres coloridas de acordo com a quantidade de açúcar contida em cada bebida e ao mesmo tempo, contendo as cores de um semáforo, alerta para o perigo das mesmas. Tornando uma visão mais atrativa e uma interpretação mais fácil da quantidade de açúcar recomendada pretende ajudar as crianças a escolher as bebidas de uma forma fácil e compreensiva podendo ainda o semáforo ser interpretado da seguinte forma:
As Colheres acusam a quantidade de açúcar recomendado por cada 100 ml (Cada colher corresponde a 3 g de açúcar)
Verde: concentração baixa de açúcar na bebida
Amarelo: concentração média do açúcar na bebida
Vermelho: concentração alta de açúcar na bebida
SLOGAN
Proposto pelos alunos, objetiva uma chamada de atenção para os cuidados a ter com a alimentação, tendo em vista a preservação da saúde. Partindo do problema: «ÉS O QUE BEBES» e através da informação disposta no cartaz pode-se verificar se estes correspondem a uma alimentação saudável. O açúcar em cada bebida quando consumidos em excesso está representado na colher com o açúcar informando que o mesmo constitui um risco para o desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis como: doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, cáries.
De entre os alunos, grupo participante, que se envolveu na concretização do cartaz, conjuntamente com todos os demais alunos que foram sensibilizados e que participaram de várias formas desde preenchimento de questionários, tratamento de dados, pintura de material para o cartaz (colheres), recolha de informação …, em articulação com as áreas curriculares, e trabalho de pesquisa, ampliaram os seus conhecimentos relativamente ao valor nutritivo, características e benefícios nutricionais. Uma chamada de atenção ao aluno, Gonçalo Melim (na fotografia),que com a mão cheia de açúcar a coloca no STOP. Este aluno sofre de uma rara doença e por isso a sua alimentação é muito restrita e privada totalmente de açúcar.
O Painel está afixado na cantina, num local bem visível para todos. Qualquer pessoa que esteja na porta de entrada, ou portas (todas são envidraçadas) consegue ter uma visão perfeita do mesmo.

Inquérito:

Registo fotográfico: