Trabalhos 2016

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Manuel da Maia (LISBOA)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
SOPA OUTONO/INVERNO
“Sopa de feijão com couve portuguesa”
PRATO PRINCIPAL OUTONO/INVERNO
“Bifes de Perú recheados com cenoura, alho-francês e cogumelos e acompanhados com puré de batata doce”
SOPA PRIMAVERA/VERÃO
“Sopa de abóbora com cenoura”
PRATO PRINCIPAL PRIMAVERA/VERÃO
“Massa Tricolor”
Os grupos responsáveis pelas bebidas e sobremesas não concluíram a tarefa. Acrescento que este agrupamento é TEIP e que nem todos os alunos têm condições económicas para comprar os ingredientes. Acrescento que todo o trabalho de confecionamento das sopas e pratos foi mérito exclusivo dos alunos e seus familiares.

Memória descritiva:
O presente trabalho foi realizado por alunos da turma A do 9º ano de escolaridade da Escola Básica c/ 2º e 3º Ciclos Manuel da Maia, em Lisboa. Decidi, enquanto professora de Ciências Naturais, acompanhar o trabalho dos alunos e alterei a ordem de lecionação do programa para que a unidade temática sobre o Sistema Digestivo coincidisse com a data de elaboração do trabalho. Por saber que os meus alunos têm dificuldade em aderir a propostas de trabalho, resolvi dividi-los em 6 grupos diferentes, cada um responsável por uma parte das ementas. À partida, forneci-lhes alguma informação sobre o assunto e elaborei um guião de trabalho para cada grupo, para que os alunos se pudessem orientar com maior facilidade. As tabelas nutricionais propostas tiveram por base os dados oficiais do Instituto Ricardo Jorge, os quais são muito completos e atualizados. As ementas foram elaboradas tendo como referência um valor energético diário de, aproximadamente, 2200Kcal. Assim sendo, ao almoço corresponderia, em média, 800 a 850 Kcal.
Infelizmente, nem todos os alunos cumpriram o seu dever, mas os que o fizeram, gostaram da iniciativa e mobilizaram-se de forma ativa. Envolveram as suas famílias e ficaram muito mais sensibilizados para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
Informações adicionais sobre o equilibro nutricional da ementa e os motivos porque escolhemos os ingredientes estão apresentadas no ficheiro da EMENTA para cada sopa e prato.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: