Trabalhos 2016

Complexo Escolar do Alvito (Óbidos)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo do ATL do 2º Ciclo da nossa escola, sob a orientação da animadora Mónica Frade.
Começamos por pedir colaboração à dietista Laura Holgado para uma sessão de sensibilização sobre a questão dos "Falsos amigos dos lanches saudáveis".
Esta sessão foi organizada pelo grupo do do ATL do 2º Ciclo e foi aberta a toda a comunidade educativa.
Na sessão a Dietista Laura Holgado explicou e deu-nos "formação" sobre os seguintes tópicos:
- Sensibilizar para o Marketing – Publicidade
- A importância dos lanches
- Função dos lanches
- O que são e porque "falsos amigos"
- Como ler os rótulos
- Interpretar as listas de ingredientes
- Esclareceu algumas nomenclaturas existentes nas listas
- Forneceu algumas ideias e dicas como fazer um lanche saudável.
Após toda a pesquisa e aprendizagem feita sobre o tema, o grupo, no intervalo do período da manha, "armaram-se" em detectives (como sugeriu a dietista) e recolheram as embalagens dos lanches dos colegas.
No ATL fizeram os cálculos dos valores de açúcar presentes nas embalagens e fizeram o registo em tabela.
Criaram os painéis, tanto das bebidas como dos alimentos. Sim, porque ficou sempre a questão de que quantidade de açúcar que ingeriam nos lanches. (ficaram surpresos pelo excesso de açúcar ingerido só num pequeno lanche).
Fizeram uma pesquisa sobre a temática e elaboraram as ajudas visuais com a informação mais importante sobre o tema. Nomeadamente: o que é o açúcar, o que pode provocar, principais fontes de açúcar natural, atenção perigo e máximo de consumo diário.
Ao lerem a lista de ingredientes das várias embalagens, perceberam que afinal o que realmente ajuda no crescimento saudável, eram quase inexistente. Na maioria das vezes era só açúcar, corantes e conservantes. Perceberam que se não fosse a preciosa ajuda da Dietista Laura Holgado, não conseguiam "ler" a lista. Quer dizer, sabiam ler mas não sabiam compreender.
Na questão dos questionários, estes foram feitos aquando o inquérito do eco-escolas aos alunos no inicio do ano lectivo. Na recolha das embalagens foram escolhidas as mais representativas dos lanches escolares matinais.

Características do painel:
Dimensões dos painéis:
2 cartolinas A2
Materiais utilizados:
Cartolinas pretas reutilizadas, recipientes já usados, pacotes de açúcar já usados (que os alunos foram trazendo de casa), cola e para as informações adicionais que colocamos em exposição (o que é o açúcar, o que pode provocar, principais fontes de açúcar natural, atenção perigo e máximo de consumo diário) utilizamos restos de cartolinas pretas e colamos as impressões.
Local onde está fixado:
Entrada do bar e do refeitório (que fica na lateral do Hall principal.
Aproveitamos, também um evento da Fábrica da Criatividade (projecto do Gabinete de Educação do Município de Óbidos) o Óbidos Anima, para expor mesmo à entrada do hall, para que assim toda a comunidade educativa pudesse ter acesso ao nosso trabalho.

Inquérito:

Registo fotográfico: