Trabalhos 2016

Complexo Escolar do Alvito (Óbidos)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Outono/inverno:
Sopa: Lavrador
Prato: Arroz de peixe,Acompanhamento: Salada de alface, espinafres e cenoura ralada e salsa picada
Prato vegetariano: Lasanha de legumes,Acompanhamento: Salada de alface, espinafres e cenoura ralada e salsa picada
Sobremesa: Fruta da época: Pera Rocha (Fruta da região)
Bebida: Água ou infusão de Limão e Menta
Primavera/verão:
Sopa: alho francês
Prato: Hambúrguer de frango grelhado com massa taglietteli e molho de tomate. Acompanhamento: Salada de verão- Pepino e alface, tomate e pimento e coentros.
Prato vegetariano: Massa taglietteli integral com cogumelos salteados, pimentos, milho, curgete, cebola, nozes e ervilhas, Acompanhamento: Salada- Pepino, alface tomate e pimento e coentros.
Sobremesa: morangos das colheitas de Óbidos.
Bebida: Água ou limonada com hortelã.

Memória descritiva:
Equilíbrio nutricional da ementa:
sopa rica em legumes - porque a sopa é o trunfo da alimentação saudável,  é económico e vamos então privilegiar os  legumes da época (verão ou inverno);  e como o consumo da carne deve ser moderado, deixamos isso para o 2º prato.
Nas ementas variamos entre os farináceos: batata (já esta na sopa), arroz, massa e pelo menos 1 leguminosa, essencialmente no prato vegetariano.
Nas duas ementas um dos pratos é peixe e outro carne de forma equilibrar e diversificar as ementas.
Ambas têm sempre 1 farináceo e sempre salada a acompanhar mesmo que simples, para não aumentar o orçamento.
As massas (placas da lasanha, esparguete e o taglietteli) são frescas, feitas pelos alunos de forma a evitar ao máximo os produtos processados. O mesmo se passa com o hambúrguer e o molho de tomate.
A nível sustentável fizemos uma pesquisa sobre os produtores da zona e estabelecemos algumas parcerias, de forma a que os alunos pudessem experimentar a confecção das ementas que elaboraram.
Tiveram sempre em conta, aquando a elaboração das ementas, que os alimentos utilizados fossem sazonais e da própria região, tornando assim as ementas sustentáveis ambientalmente e economicamente.
Toda a comunidade educativa se uniu e participou neste projeto. De tal forma, que no dia 17 de março o refeitório da nossa escola irá servir a nossa ementa. Muito embora o nosso refeitório seja explorado por uma empresa externa, esta deu sempre a sua total colaboração e formação aos nossos alunos, quando estes experimentaram e cozinharam a sua ementa na cozinha da escola.
Temos também o apoio de uma empresa local, "Colheitas de Óbidos" que nos prestou os seus serviços (com a colaboração da sua nutricionista) que nos foi super importante na compreensão e aprendizagem de pontos chave para elaboração das ementas. Também nos apoiou com a oferta dos seus produtos, nomeadamente: batatas, cenouras, alho francês, beringela, beterraba, pimentos, curgete, ervilhas, alface, pepino, morangos, ervas aromáticas, tomates, limão, nabo, couve lombarda, cebolas, brócolos e abóbora.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: