Trabalhos 2016

Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa de Primavera/Verão:
Sopa de tomate – Fonte importante de fibra (aumento da saciedade, melhora função intestinal e reduz a absorção de alguma gordura e açúcares) e vitaminas (principalmente vitC - antioxidante) e carotenos (importante para a proteção contra raios UV e para a visão); fonte de hidratos de carbono complexos e alguma proteína (proveniente do ovo);
Atum assado com batatas – Fonte de proteínas de alto valor biológico (por ser uma fonte de proteína animal), ácidos gordos insaturados (benéficos para a saúde cardiovascular e função cerebral), fonte de vitaminas lipossolúveis (por exemplo vit E- antioxidante, vit D – saúde óssea, Vit B12- função cerebral e exclusivamente presente em fontes de proteína animal), hidratos de carbono complexos (absorção lenta, evitando picos de insulina);
Espetada de fruta- Fonte de fibra e vitaminas hidrossolúveis (Vit C e do complexo B).
Bebida – Chá de ervas aromáticas, frio.
No que diz respeito à Ementa de Outono/Inverno:
Creme de abóbora e cenoura - Fonte importante de fibra (aumento da saciedade, melhora função intestinal e reduz a absorção de alguma gordura e açúcares) e vitaminas (principalmente vit C - antioxidante) e carotenos. Fonte de hidratos de carbono complexos;
Lombo de porco com castanhas+ arroz/massa/batata - Fonte de proteínas de alto valor biológico e sendo porcotradicional consegue-se obter uma quantidade de ácidos gordos saturados inferior ao da carne de vaca, uma vez que a gordura se encontra no exterior da carne sendo facilmente retirada enquanto que a carne de vaca tem presente gordura intramuscular impossível de retirar; fonte de vitaminas lipossolúveis; hidratos de carbono complexos;
Maçã assada - Fonte de fibra e vitaminas hidrossolúveis (sendo assada permite a retenção da maioria das vitaminas e minerais, enquanto que se fosse cozida a maioria destas era perdida para a água).
Bebida – Chá quente de gengibre com limão e mel.

Memória descritiva:
Grupo de trabalho: Turma 5º3 da Escola Básica 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia(16 alunos com idades compreendidas entre 10 e 11 anos)
No âmbito do Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES),perante a proposta do concurso “Alimentação Saudável e Sustentável ”a turma 5.º 3 em parceria com a ecoHBG aceitou o desafio de participar na realização de eco-ementas (ementas saudáveis).
Para tal, foi recolhida informação acerca do tema com a ajuda do Clube RBES (HBG) e ecoHBG. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre alimentação saudável e alimentação sustentável e logo se aperceberam que deveriam focar-se, para a realização das suas ementas, em produtos regionais, dando prioridade aos característicos de cada época e que fossem de encontro aos vários grupos constituintes da Roda dos Alimentos.
Foi feita uma sensibilização sobre a alimentação saudável durante uma aula de Formação Pessoal e Social (FPS) e outra sobre alimentação sustentável na bio-horta da escola. O objetivo foi demonstrar aos alunos a importância de adquirir, desde cedo, hábitos de vida saudável e o papel das hortas biológicas na execução do um menu saudável e sustentável. Exatamente o que pretendíamos elaborar.
Procurando ir de encontro à proposta supra mencionada foram pedidas aos alunos, em colaboração com os seus pais e/ou familiares, sugestões de entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas.
A partir das sugestões dadas, os alunos, em assembleia de turma, escolheram as duas eco-ementas a enviar para participação no concurso, uma de primavera/verão e outra de outono/inverno, tendo em conta o equilíbrio nutricional das dietas e os aspetos de sustentabilidade ambiental.
Já no que concerne aos aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
e tendo em conta que a produção agrícola ideal, seria aquela que pode suprir as atuais necessidades sem afetar irremediavelmente o meio ambiente, a nossa escola tem uma extensão de terreno onde implementamos uma bio-horta. Nesta, temos todo o tipo de hortícolas e aproveitamo-los ao máximo na conceção das ementas que agora apresentamos.
"...para ser sustentável, deve ser não apenas economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável” (ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Meio ambiente e dinâmica de inovações na agricultura. FAPESP.1998)
A utilização dos produtos da nossa bio-horta são economicamente viáveis, uma vez que se baseiam na agricultura biológica, e tendo em conta que fazemos a compostagem com os restos da cantina, podemos dizer que é ecologicamente prudente. Uma vez que a nossa horta é muito acarinhada por toda a comunidade educativa, os indicativos para o sucesso desta ementa, são elevados.
Para concluir, referimos que o valor económico do prato em euros (para 4 pessoas) é de 16€ - 4€ por pessoa e com valor nutricional aproximado de 450 Kcal por prato, no que concerne ao menu de primavera/verão. No que respeita ao menu de outono/inverno o valor económico é de 14€ - 3,5€ por pessoa e de 570 Kcal por prato.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: