Trabalhos 2016

Escola Intercultural das profissões e do desporto - pólo da Reboleira (Amadora)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
No âmbito do projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” os alunos da turma J, do 5º ano, Projeto 12-15 da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Pólo da Reboleira), sob a orientação dos professores André Moreira e Paula Castanheira, realizaram um “Painel de Bebidas” com a informação relativa à quantidade de açúcar contido nas bebidas mais consumidas pelas crianças e jovens.
A primeira fase consistiu na sensibilização da comunidade escolar sobre os efeitos do consumo excessivo de açúcar e de outros eventuais aditivos com impacto negativo para a saúde.
De seguida, foi aplicado um inquérito aos alunos (em anexo) e após a análise dos resultados, constatou-se que as bebidas mais consumidas são: Ice Tea, coca-cola, fanta, Red Bull, Seven Up e água.
O cálculo do valor do açúcar foi feito através da leitura dos rótulos e /ou pesquisa na internet.
Posteriormente, a quantidade de açúcar foi colocada em copos de plástico, ao lado da bebida, tal como representa o painel.

Características do painel:
Os materiais utilizados para a realização do painel foram: embalagens das bebidas mais consumidas pelos alunos (recolhidas nos ecopontos), duas placas de esferovite, copos de plástico, molas da roupa, tinta, cartolina, canetas de cor e cola.
O painel possui dimensões de 1m2 e encontra-se afixado no refeitório da escola, em local visível a toda a comunidade escolar, permitindo sensibilizar para as questões relacionadas com a sustentabilidade.

Inquérito:

Registo fotográfico: