Trabalhos 2016

Escola Intercultural das profissões e do desporto - pólo da Reboleira (Amadora)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
No âmbito do tema "Alimentação saudável e sustentável", os alunos da turma J – Projeto 12-15 da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Pólo da Reboleira), com a colaboração dos professores André Moreira e Paula Castanheira, dinamizaram a atividade " Eco ementas", que consistiu na elaboração de duas ementas saudáveis, uma adequada para o outono/ inverno e a outra adequada para a primavera/ verão.
Os alunos começaram por fazer um trabalho de pesquisa sobre a alimentação biológica e, posteriormente, realizaram uma visita ao mercado da Reboleira, possibilitando-lhes, assim, um contacto direto com os produtores de agricultura biológica e com os produtos disponíveis para venda.
Seguidamente foi pedido aos alunos que elaborassem, em grupo, ementas saudáveis, tendo em conta as estações do ano e os produtos existentes no meio envolvente à escola.
Foram apresentadas várias propostas e a turma escolheu uma ementa (refeição completa) para o outono /inverno e outra para a primavera/verão. A bebida escolhida para as duas ementas foi água.
A confeção das ementas realizou-se em duas sessões, envolvendo todos os alunos da turma e os professores referidos anteriormente.

Memória descritiva:
A prática da Agricultura Biológica, por não utilizar pesticidas é uma garantia permanente de preservação da água pura nos tempos futuros. Este modo de produção respeita o equilíbrio da natureza e contribui para um ecossistema são.
Os alimentos biológicos, selecionados para as nossas ementas, por serem cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, permitem uma melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas.
O consumo de alimentos sãos, não desnaturados e isentos de contaminação química, é um meio preventivo por excelência. Nesse sentido, os alimentos biológicos contribuem plenamente para uma alimentação promotora de saúde e bem-estar.
A dinamização da atividade permitiu o envolvimento de todos os alunos da turma e professores, tendo-se revelado um fator preponderante na motivação, empenhamento e participação de todos os intervenientes.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: