Trabalhos 2016

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  A - painel de bebidas

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
1. Resultados do Inquérito
Foi aplicado a 81 alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica nº1 de Arganil, sendo 36 do 3º ano e 45 do 4º ano.
O inquérito é constituído por 10 questões diversas que vão desde o tipo de bebidas mais consumidas pelos alunos, os hábitos de consumo e o conhecimento que delas têm relativamente à quantidade de açúcar e aos consequentes malefícios para a saúde.
2. Bebidas selecionadas e cálculo dos valores de açúcar
Foram selecionadas, para o painel, as bebidas que os alunos mais consomem habitualmente ao lanche e em casa e outras por eles sugeridas, nomeadamente o leite branco, leite com chocolate, iogurte líquido…
Foram analisados os rótulos e calculados os valores de açúcar por recipiente e registados os valores numa tabela que a seguir se apresenta.
Bebida
Água 33 cl 0 g
Compal 20 cl 19 g/200ml
Ice Tea 33 cl 25 g/330ml
Coca Cola 33 cl 35 g/330ml
Sumol 33 cl 36,3 g/330ml

Características do painel:
1. Dimensões
O painel tem a dimensão de 100 cm x 75 cm.
Foi elaborado com uma base de cartão revestido a serapilheira onde foram coladas as embalagens das bebidas mais consumidas pelos alunos de acordo com o inquérito aplicado e tratado – garrafa de água, pacote de Compal, Ice Tea, Coca cola, Sumol.
O título do painel foi feito com lã grossa colada com cola quente de modo a formar o título «Não bebas açúcar!».
Entre as embalagens e a respetiva quantidade de açúcar, que está dentro de pacotes de plástico transparente, encontram-se as respetivas setas também feitas em lã.
Os logótipos estão colados no canto inferior direito e representam o Agrupamento de escolas e a Escola promotora do projeto e o Eco-Escolas.
2. Materiais utilizados
Cartão
Serapilheira
Lã grossa de cor verde e castanha
Recipientes de bebidas
Cola quente
Rolhas de plástico
Sacos de plástico
3. Local onde está afixado:
No corredor interior da escola de acesso ao refeitório, na parede junto à porta de entrada no mesmo de modo a que possa ser observado pelos alunos enquanto estão na fila e pelos próprios encarregados de educação.

Inquérito:

Registo fotográfico: