Trabalhos 2016

Externato Padre António Vieira


Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Este processo iniciou-se com a resposta ao questionário, no qual os alunos responderam corretamente a 19 questões das 20 colocadas) e com uma conversa com os alunos sobre uma alimentação saudável. Sendo alunos do 4.º ano de escolaridade, já tinham alguma opinião sobre o assunto, não só porque o programa de Estudo do Meio assim o exige como também é um tema abordado com frequência, em sala de aula. Observámos alguns documentos sobre uma alimentação saudável, mais propriamente a ingestão de açúcar nos alimentos. Posteriormente incidimo-nos mais na concentração de açúcares nas bebidas que os alunos bebem com frequência.

Características do painel:
Todo o painel foi elaborado com materiais recicláveis e com recurso à reutilização. Todas as latas ou garrafas, a serem utilizadas no painel, têm 33dl/330cl de modo a se conseguir fazer a comparação. Observou-se o rótulo com o valor nutricional para que se conseguisse saber as gramas de açúcar que cada bebida tinha. Primeiramente os alunos recortaram e pintaram 100 decímetros quadrados para construírem um metro quadrado. Aproveitámos conteúdos abordados na disciplina de matemática para fazer este painel. Este tem as dimensões de 1 m de cada lado. Foi discutido na sala um título apropriado de modo a chamar a atenção das pessoas. Por fim, com a ajuda de uma balança pesou-se o açúcar até fazer a quantidade de açúcar que cada bebida tem e procedeu-se à colocação dos sacos no painel.
O painel ficou afixado na entrada para o refeitório, por parte dos alunos. Neste momento está à entrada do Externato, pois é um espaço mais amplo e desta forma toda a comunidade educativa terá acesso.

Registo fotográfico: