Trabalhos 2016

Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Responderam ao questionário 22 utentes, do sexo feminino, do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, que se encontram a frequentar os 2.º e 3.ºs ciclos de Ensino Básico, maioritariamente, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos de idade.
A grande maioria das inquiridas habitualmente faz as suas refeições em casa (lar) e todas elas afirmam, acompanhar as suas refeições, ingerindo líquidos.
As bebidas mais consumidas às refeições são a água e os sumos, sendo estas consumidas, na sua maioria, em casa/lar.
Analisando as preferências e a regularidade com que são ingeridas, dentro e fora das refeições, destaca-se que grande maioria das inquiridas, evita consumir bebidas com açúcar na sua composição.
Na seleção das bebidas a ingerir, a grande maioria das utentes inquiridas (77%) referiu que não lê o rótulo do produto. No entanto, a grande parte destas refere que, apesar de saber analisar o rótulo, não o faz pois não interessa.
Relativamente às bebidas alcoólicas, metade das alunas inquiridas (11), afirma já ter ingerido bebidas alcoólicas. De seguida, com base nas suas respostas iremos analisar os seus hábitos e preferências.
Pouco mais de metade das inquiridas (58%) afirma ingerir bebidas alcoólicas em ocasiões especiais, nomeadamente em festas ou em bares. Estas afirmam tê-lo feito, na sua maioria, pela primeira vez, entre os 13 e 15 anos de idade. Salienta-se o caso de uma aluna que experimentou álcool aos 8 anos de idade. A maior parte das inquiridas referiu que os seus pais ou tutores (70%) lhes dão permissão para beberem álcool, concluindo-se que estão cientes deste consumo.
Das 11 alunas que afirmou ingerir bebidas alcoólicas, a grande maioria (7) diz não ter sido influenciada, no entanto quatro afirmam terem-no feito por terem sofrido influência de amigos/pares.
A maior parte das inquiridas já tentou comprar bebidas alcoólicas (64%), tendo-o feito, na sua maioria, algumas vezes ou uma única vez.
Na resposta à pergunta: “Já alguma vez sentiste que o nível de álcool ultrapassou os teus limites físicos?”, seis alunas responderam afirmativamente para uma vez (3) ou várias vezes (3).
Apesar dos consumos realizados por estas jovens, todas mencionam que não se consideram alcoólicas ou dependentes do consumo de álcool.
Na resposta à pergunta: “ Quais os tipos de bebidas alcoólicas que já provaste?”,
destaca-se que a bebida mais consumida é a cerveja, seguida da ingestão de Champagne e dos shots.
A elaboração do painel teve por base uma pesquisa sobre a metodologia a usar na conceção dos inquéritos (anexo 1, em formato Word) a aplicar a algumas utentes, nomeadamente, aquelas que se encontram a frequentar o 2.º e 3.ºciclos de ensino básico.
Posteriormente, tendo por base os resultados obtidos, a partir do tratamento estatístico e da reflexão dos dados obtidos pelo inquérito, ao qual responderam 22 alunas, foi feita uma pesquisa sobre os ingredientes contidos nas bebidas (os conservantes e o açúcar). Foi ainda realizada uma leitura e análise de rótulos e uma pesquisa sobre os efeitos do consumo excessivo de açúcar e de outros eventuais aditivos. Aprofundou-se esta pesquisa, realizando uma investigação relativamente ao impacto negativo do consumo do açúcar na saúde.
De forma a poder fazer o cálculo do total de açúcar foram consultados: o site da Direção Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde(OMS).
Optou-se por usar na representação gráfica da quantidade de açúcar, colheres que comportam cerca de +/6g de açúcar, ou seja, o equivalente a 1 pacote de açúcar.
Segundo a nova orientação da OMS que se baseou na revisão de artigos científicos sobre o impacto do açúcar na saúde - problemas de cáries, diabetes e obesidade - a quantidade diária de açúcar na alimentação deve ser reduzida para metade. Antes, tendo por base o consumo total de calorias ingeridas, 10% poderiam ser de açúcar contudo, agora, são suficientes 5%. Nesta quantidade já se encontram incluídos os açúcares adicionados (aqueles que são colocados nos alimentos durante o processamento).
Nos rótulos dos diversos produtos (e são muitos, mesmo aqueles que não nos parecem), estes açúcares adicionados podem ter diversos nomes tais como: açúcar mascavado, açúcar cristal, mel, xarope, melaço, glucose, dextrose, maltose, lactose, concentrados de frutas, entre outros.
Deve-se privilegiar o consumo de produtos alimentares com elevado teor de amido e baixo teor de açúcares. O amido encontra-se presente os cereais e derivados, leguminosas secas (grão de bico) e tubérculos (como a batata).
Realização do Painel
A partir da análise do inquérito (anexo 2 em formato Word/pdf), optou-se por selecionar para incluir no painel as seguintes bebidas: água, refrigerantes (Coca Cola e 7up), néctares (Compal), chá ou tisanas (Iced Tea), sumos (de frutas: Fresky) e leite achocolatado (Gresso) dado estes serem as bebidas mais enumeradas pelas alunas inquiridas. No decurso da pesquisa, foi apurada a quantidade de açúcar presente nas bebidas selecionadas, tendo-se calculado, com base na “regra de 3 simples”, a quantidade presente nas garrafas utilizadas para a construção do painel.
Bebidas Quantidade de açúcar Cálculo da quantidade Representação gráfica
de 1 copo de 200ml, de açúcar de 1 1 colher = +/- 6g
conforme a indicada garrafa de 500ml
no rótulo
Água -------- -------- 0 colheres
Refrigerantes 21,2g 63,6g 11 colheres
Néctares 9,5g 23,75g 4 colheres
Chás/Tisanas 4,5g 11,25g 2 colheres
Sumos 3,8g 9,5g 2 colheres
Leite achocolatado 13g 32,5g 4 colheres

Características do painel:
Na conceção do painel foram utilizados 2 painéis de cortiça de 90cmx60cm, sobrepostos e juntos, perfazendo o total de 1,80x1,20. Foram reutilizadas garrafas de plástico de 500ml (no total de 6) e várias rolhas de cortiça (previamente recolhidas e cortadas) para fazer as letras 3D do título do painel: “Antes de beber…pensa!”. Posteriormente, a parte frontal destas letras form pintadas para dar destaque e facilitar a sua leitura.
Foram utilizadas colheres (de cor verde) para representar +/- cada 6 gramas de açúcar presente em cada bebida e foram adicionadas legendas para facilitar a leitura.
Na idealização e concretização do painel, pretendeu-se colocar apenas a informação essencial para facilitar a sua análise e compreensão por parte das utentes/alunas da instituição.
O painel encontra-se afixado no refeitório da instituição para que nas horas das refeições ajude as utentes do espaço a fazer as melhores escolhas.

Inquérito:

Registo fotográfico: