Trabalhos 2016

Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima)

Atividade:  B - eco-lancheiras (JI e 1º ciclo)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Informação sobre o conteúdo da lancheira:
Alimentos: melancia, uvas, sande com queijo, banana, morango, maçã, laranja, cerejas, queijo, pão com cereais, pera e iogurte
Bebidas: leite
Razões da escolha dos alimentos
Escolheu-se as frutas porque de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Roda dos Alimentos, devem consumir-se diariamente entre três a cinco porções de fruta, dependendo das necessidades de cada pessoa. É importante consumir diferentes tipos de fruta. A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo.
Escolheu-se o pão porque é um alimento saudável e saboroso que pode ser consumido de várias formas. O pão é fundamental para a nossa alimentação, no entanto deve ser comido com moderação. Ele é uma excelente fonte de hidratos de carbono, o nosso principal fornecedor de energia, é também uma boa fonte de proteína (8% a 10% de proteína vegetal), contem fibra e vitamina B.
Optamos pelos laticínios (leite, queijo e iogurte) porque são produtos derivados do leite, extremamente importantes para a manutenção da saúde humana por reduzirem, entre outras coisas, o risco de doenças. O seu consumo é extremamente importante para a manutenção da saúde humana e do sistema imunológico.
Com os alimentos que os alunos trouxeram de casa fizeram-se, na sala de aula, várias combinações de lancheiras saudáveis.
Foi realizado um vídeo da atividade e publicado no blogue da escola com o link
http://centroeducativolagoas.blogspot.pt/2016/05/programa-eco-escolas-alimentacao_27.html
https://www.youtube.com/watch?v=swGBf3mfUCU

Materiais utilizados na construção:
Pasta de papel, esferovite, reutilização de embalagens, madeira, felpro, esponja, esponja de enchimento, cartão, tintas, tesoura, papel para plastificar, computador, cola, impressora, máquina de filmar e fotografar e lápis.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Os pais/encarregados de educação fizeram os alimentos para colocar na Eco-lancheira.
A lancheira foi construída pelos alunos na sala de aula com o apoio da professora.
Os alunos construíram três panfletos informativos com dicas para as mamãs.

Registo fotográfico: