Trabalhos 2016

Colégio D. Duarte (Porto)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
No âmbito da disciplina de Biologia de 12º Ano, associado ao tema da produção alimentar e da biotecnologia, foi proposto aos alunos das 4 turmas que frequentam esta disciplina a realização de um painel eco-bebidas, inserido no programa eco-escolas, associada ao tema alimentação saudável e sustentável.
Após do enquadramento da realização deste trabalho, os alunos foram submetidos a um questionário, apresentado em anexo, colocado oralmente e cujos resultados foram registados na mesmas folha do questionário em grelha preparada para o efeito. Os resultados deste questionário estão, assim, também apresentados em anexo no documento do inquérito.
Após este levantamento, os docentes pediram aos alunos que na aula seguinte trouxessem embalagens de diferentes bebidas, cada um ficou responsável por trazer uma diferente, de forma a que fossem analisados os rótulos e identificadas substâncias prejudiciais à saúde.
Na segunda aula, foram analisados os rótulos, identificadas as substâncias negativas, aditivos e açucares, mais particularmente, e feito o cálculo da quantidade destes últimos em cada bebida e numa medida uniforme para todos (100 mL). Após esta análise foi pedido que cada uma das turmas escolhesse 4 bebidas, das quais já tinha sido feita o cáculo da quantidade de açúcar, tendo em atenção que não poderiam ser repetidas (as primeiras a escolhidas eram excluídas na escolha das turmas seguintes), para serem apresentadas no painel.
Ainda nesta aula, elaborou-se um plano de como seria realizado o painel eco-escolas, tendo sido decidido que o mais oportuno, acabando por ser também inovador, era fazer um painel que integrasse o trabalho das 4 turmas. Assim, cada turma realizou um cartaz com as 4 bebidas escolhidas que foram todos integrados no painel geral.
A construção dos cartazes e do painel geral ocupou mais duas aulas, tendo este sido exposto, e onde ainda se encontra, num cavalete à entrada do Colégio, para que toda a comunidade tivesse acesso.

Características do painel:
O painel apresenta as dimensões de 1,20 metros por 1,50m, estando apresentado sob a forma 4 cartazes, dois de 50cm de largura, construído sobre cartão, e outros dois de 60cm por 50cm, construídos em cartolina.
Os materiais usados foram: embalagens de bebidas, cartolina, cartão, papeis de diferentes texturas, a maioria reaproveitada de outros trabalhos, cola, folhas de papel normal, papel celofane e ondulado, balança, sacos plásticos pequenos, tesouras, fita-cola, rótulos, pacotes de açúcar e açúcar.
O painel foi afixado num cavalete à entrada do Colégio, para que toda a comunidade tivesse acesso.

Inquérito:

Registo fotográfico: