Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Rates (Póvoa de Varzim)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Ementa Primavera/Verão
Entrada – Sopa de Juliana
Prato principal – Omeleta de frango com arroz de cenoura, salada de alface e tomate
Bebida – Copo de água
Sobremesa – Laranja ou banana
1 pão de mistura
Ementa Outono/Inverno
Entrada – Sopa de nabiças
Prato principal – Bife de vaca grelhado com puré de batata, grelos, cenoura e couve-flor
Bebida – Copo de água
Sobremesa – Quivi ou maça
1 pão de mistura

Memória descritiva:
O que comemos tem uma influência direta na nossa saúde e qualidade de vida. Quem se alimenta melhor, vive melhor.
Uma alimentação correta é a melhor forma de ter uma vida saudável. Uma alimentação saudável deve incluir uma grande variedade de alimentos. A alimentação deve incluir todos os alimentos dos vários grupos da roda dos alimentos.
Nesta perspetiva, uma turma de alunos do 6º ano da Escola básica de Rates elaborou uma ementa de Primavera/Verão e outra para de Outono/Inverno.
- Equilíbrio nutricional da ementa
As ementas elaboradas contêm um equilíbrio nutricional tendo em conta os vários setores da roda dos alimentos. Para alcançar o equilíbrio nutricional, devemos fazer uma alimentação variada, de modo a proporcionar a ingestão dos diferentes tipos de nutrientes e nas proporções adequadas.
A ementa de Primavera/Verão apresenta a seguinte variedade nutricional:
- Hidratos de Carbono – 13,1%
- Proteínas – 3,4%
- Lípidos – 2,5%
- Fibra – 1,2%
- Água – 79,1%
- Outros (vitaminas e sais minerais) – 0,7%
A ementa de Outono/Inverno apresenta a seguinte variedade nutricional:
- Hidratos de Carbono – 9%
- Proteínas – 4%
- Lípidos – 1,4%
- Fibra – 1,5%
- Água – 83,3%
- Outros (vitaminas e sais minerais) – 0,8%
- Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados
Estas ementas apresentam vários aspetos de sustentabilidade ambiental uma vez que têm um reaproveitamento de sobras de outras refeições (sobras de carnes para a realização da omeleta, sobras de batata para a realização do puré, sobras de legumes para a realização das sopas). Com esta reutilização, evitamos um desperdício alimentar, promovemos uma redução na utilização de recursos biológicos, assim como, na energia para a confeção dos alimentos já que este já foram previamente cozinhados. Outro aspeto, foi a preferência por produtos locais e típicos da época do ano, pois apresentam como vantagem: conhecimento da sua origem, produtos mais frescos por não serem transportados a longas distâncias evitando também o gasto de energia para o seu transporte.
- Envolvimento da comunidade
As ementas, assim como a sua confeção foram realizadas com ajuda dos professores de Ciências Naturais, de Português e a Coordenadora da Educação para a Saúde, Encarregados de Educação, alunos e pessoal não docente. Toda esta atividade foi articulada da seguinte forma: elaboração das ementas realizada por professores, alunos e Encarregados de Educação; confeção das ementas de Primavera/Verão e de Outono/Inverno realizada por professores, alunos e pessoal não docente.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: