Trabalhos 2016

Colégio Casa - Mãe (Paredes)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
INVERNO: Creme de abóbora. Peito de Peru com puré de batata e aspargos, com salada de alface, tomate e couve roxa. Maracujá. Sumo Natural de Laranja.
VERÃO: Creme de cenoura. Massa cozida com camarão, com pão de mistura e salada de alface, rúcula e maçã. Salada de frutas. Limonada natural sem açúcar.

Memória descritiva:
A) A ementa encontra-se nutricionalmente equilibrada, na medida de que engloba alimentos adequados à época e da mesma forma saudável, respeitando a Roda dos Alimentos e procurando integrar os nutrientes corretos para cada altura do ano. Assim, desta refeição, obtemos energia e hidratação suficiente para o quotidiano e ao mesmo tempo satisfação, além de ser privilegiada a ingestão de alimentos ricos em nutrientes reguladores e caloríficos para fortalecimento do sistema imunitário, no Inverno, e em nutrientes ricos em nutrientes plásticos para desenvolvimento e crescimento do organismo, no Verão.
B) Esta refeição também contribui para a sustentabilidade ambiental. De modo a que são utilizados ingredientes orgânicos e nativos da nossa região (massa milaneza; vegetais de um agricultor local; fruta de uma mercearia local; pão da padaria), priorizando assim a agricultura local. Deste modo, valorizamos produtos que têm em conta o ecossistema, a fertilidade do solo, a economia, valorizando também quem trabalha na produção destes alimentos.
C) A comunidade é envolvida da forma de que a maioria dos alimento presentes no prato são produzidos nacionalmente em campos agrícolas, padarias, prados, etc.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: