Trabalhos 2016

Escola EB 1/PE do Seixal (Porto Moniz)

Atividade:  A - painel de bebidas (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
A apresentação deste desafio foi feita aos alunos do 1.º Ciclo que, desde logo, mostraram curiosidade e interesse pelo "Painel das Bebidas". Começámos por realizar pesquisas na Internet que deixaram as nossas crianças muito espantadas. Posteriormente, realizámos um inquérito para ficarmos a conhecer o hábito de consumo de bebidas, feito em casa, pois na escola só é permitido o consumo de água.
Após os inquéritos, procedemos à sua análise e em seguida selecionámos o top 12 das bebidas. Os alunos trouxeram essas embalagens e passámos a fazer a leitura dos rótulos com especial enfoque na tabela nutricional, nos ingredientes, nas doses recomendadas, nos prazos, no local de fabrico...
As bebidas escolhidas foram:
- brisa maracujá;
- laranjada;
- coca-cola;
- ice-tea;
- bongo;
- compal;
- capri-sonne;
- leite meio gordo;
- leite com cereais;
- leite de soja;
- água.
Através destas embalagens registámos a quantidade de açúcar/hidratos de carbono em cada uma e efectuámos cálculos, representando-os através de pacotes de açúcar (com 4-6g; 5g; 5-7g; 7-9g). Os valores são aproximados.
Com este painel quisemos alertar a comunidade escolar e educativa acerca dos malefícios do veneno doce que é o açúcar. Uma armadilha que pode ser fatal se não houver prevenção.

Características do painel:
O painel foi elaborado pelos alunos do 1.º Ciclo e pela coordenadora do projeto Eco-Escolas. O mesmo encontra-se exposto na entrada (interior) da escola, apresentando as dimensões de 100x150 cm. Relativamente aos materiais, utilizámos um quadro velho que preenchemos com rolhas; recolhemos bolsos de calças de ganga (para colocar as bebidas) e pregámo-los nas rolhas. Os pacotes de açúcar foram fixados com cola quente.

Inquérito:

Registo fotográfico: