Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Atividade:  C - eco-ementas (2 escalões : 2/3º ciclo e sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada – SALADA DE 3 COUVES
2 chávenas de couve verde cortada em juliana
1 Chávena de couve roxa cortada em juliana
1 chávena de couve lombarda cortada em juliana
1 cenoura ralada
1 pimento vermelho em fatias finas
4 colheres de sopa de groselhas partidas aos bocados
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
1 colher sopa de sementes de sésamo
Tostar as sementes e juntar a azeite extra virgem e um bocado de vinagre de maçã. Regar a salada com este molho.
Prato principal: peixe estufado numa cama de espinafres acompanhado com batata a murro
Ingredientes Preparação
Água
Batata
Pescada
Cebola,
Azeite extra virgem
Ervas aromáticas a gosto
Espinafres
Alho
As batatas devem ser cozidas e depois colocadas no forno já levemente esmagadas e temperadas com azeite aromatizado, até ficarem levemente tostadas..
Fazer um estrugido com azeite, cebola, alho, ervas aromáticas a gosto. Acrescentar o peixe – postas de pescada, temperar com uma pitada de sal e deixar cozinhar em lume brando até ficar cozido.
À parte fazer um molho bechamel e juntar os espinafres levemente cozidos. Este preparado serve de cama ao peixe estufado.
Sopa – Creme de cenoura, ervilhas e curgete
Ingredientes Preparação
Cenoura
ervilhas
curgete
Água
Azeite extra virgem
Cebola
Alho francês
salsa
Sal (qb) Aquecer a água até ferver. Descascar e cortar a cenoura, as ervilhas, a curgete, o alho francês, a salsa e a cebola. De seguida colocar na panela com água a ferver e deixar cozer. Passar tudo até ficar um creme e colocar o azeite e uma pitada de sal.
Bebida – Limonada natural
Acompanhamento – Pão de centeio integral com azeite e orégãos
Sobremesa – Salada de fruta (Maçã, pêra, morango, laranja, amoras silvestres e medronho)

Memória descritiva:
Nestas receitas utilizam-se alimentos frescos produzidos na região onde a escola se insere - que é essencialmente agrícola (promovendo e valorizando os seus produtos e a economia local) e damos preferência a alimentos vindos de actividade agrícola de pequenos produtores, onde os produtos fito-farmacêuticos são ainda pouco ou nada utilizados, potenciando, desta forma, uma alimentação saudável e sustentável do ponto de vista económico e ambiental.
Utilizamos igualmente o peixe, uma vez que a escola se encontra perto de uma região piscatória e sendo uma excelente escolha para uma dieta equilibrada, saudável e sustentável, valorizando igualmente, a economia local.
Foi feito o calculo nutricional e o respectivo equilíbrio nutricional das ementas através do link que se encontra no documento anexado. o resultado foi considerado muito satisfatório, senão mesmo excelente.

Ementa:

Registo fotográfico:

Informação extra: