Trabalhos 2017

Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Atividade:  C - painel dos alimentos (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Foi dado a conhecer o desafio “O que escondem os alimentos?”. Explicado o que são alimentos embalados e processados foi solicitado, aos alunos, que escrevessem num papel o alimento que mais gostavam/consumiam e que se enquadrava nas características explicadas. Recolhidas as respostas foram escolhidos os quatro alimentos mais mencionados, a saber: os cereais; a mousse; as batatas fritas e as salsichas.
Seguidamente foram discutidas alternativas mais saudáveis e os alunos levaram o compromisso de trazer para a aula as embalagens para realizar a análise da informação nutricional dos rótulos.
Nas aulas seguintes, foi-lhes explicado como analisar um rótulo e como calcular a quantidade de gordura e açúcar. Depois formaram-se quatro grupos, sendo que cada grupo ficou com um alimento para analisar o rótulo, calcular a quantidade de gordura/ açúcar, pesar e elaborar um pequeno painel. O painel final resultou da junção dos quatro trabalhos.

Características do painel:
Foram utilizados cartões usados na separação das embalagens de leite (cedidos por um hipermercado), cola, sacos de sandwich, fita adesiva, caneta preta e caneta amarela. Foi usada a balança digital da escola e a professora facultou o açúcar e a plasticina.
Cada cartão, individualmente apresenta 60 cm de comprimento e 40 cm de altura. O painel final está afixado no átrio da escola, um local por onde circula toda a comunidade (escolar e não escolar).
Estiveram envolvidos 22 alunos (turma D do oitavo ano) e a professora Lídia Albuquerque.

Registo fotográfico: