Trabalhos 2017

Escola Básica de Valongo do Vouga (ex. EB 2,3 + EB1 de Arrancada do Vouga) (Águeda)

Atividade:  B - brigada da cantina (para todos)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Após a aplicação de um questionário onde se procurava saber a opinião sobre: Onde tomaste as tuas refeições de ontem? Como foi o teu último almoço no refeitório?, a brigada após a análise dos resultados debruçou-se sobre a forma de minimizar o desperdício alimentar, onde antes foi feita uma reunião com as funcionárias da cantina sobre a definição de estratégias para a diminuição de comida no prato. Nesta reunião foi definido que cada aluno levaria apenas a quantidade que desejava, de forma a reduzir o desperdício e que as ementas procurariam ir ao encontro do gosto alimentar dos alunos. Foi também definido pelo grupo das brigadas analisar de que alimentos são feitos as sopas, as cores de alimentos em cada prato. Depois foi feita uma sensibilização pelos Diretores de Turma sobre a temática desperdício alimentar e foram colocados cartazes de sensibilização na cantina. Foi igualmente e por se tratar de um problema verificado na escola analisado o número de alunos que utilizavam telemóvel no decurso das refeições.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Após reunião com os alunos do conselho eco-escolas e do clube eco-escolas foi elaborado em conjunto o inquérito a aplicar e o dia da sua aplicação. Foi igualmente feito uma planificação dos dias e dos alunos envolvidos na brigada da cantina. Foi também elaborado um documento a ser preenchido por cada grupo, onde constavam os itens a observar. O grau de envolvimento dos alunos foi fantástico, assim como o cumprimento das suas tarefas.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação dos resultados foi feita através da página da escola (facebook), do blogue Eco-Escolas e do placard Eco-Escolas onde foram colocados os resultados dos dados tratados.

Anexos: