Trabalhos 2017

Escola Básica e Secundária Luís de Camões (Constância)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Ementa:
-Bebida: Fresh Orange.
-Entrada: Sopa de cardo com feijão branco, praliné de tomate, beterraba e coentros frescos.
-Prato Principal: Spring roll de Lúcio-perca à Camões, com migas de espargos.
-Sobremesa: Figos frescos com marmelada de laranja, mel e bolota.

Memória descritiva:
-Valor energético total da ementa: 2119,5 kcal
-----
-Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados:
Com base nos parâmetros que norteiam a elaboração desta ementa tivemos em conta:
• A sazonalidade dos produtos
• Promover as nossas tradições, por isso a maioria dos produtos são autóctones e crescem livres na natureza onde os iremos apanhar.
• Os produtos que não são “nossos”, as especiarias, estão ligados a nós, pelos descobrimentos. Na nossa terra viveu Camões!
• Promovemos a entreajuda com a comunidade local, em especial a mais idosa, pois a maioria dos produtos não são hoje de uso habitual no nosso dia a dia, e também os pescadores dos rios que nos banham – o Tejo e o Zêzere.
• A nossa ementa apresenta um valor calórico por porção elevado, mas dentro dos parâmetros. Estes valores têm uma explicação pois, sendo estes os produtos consumidos nesta altura da Primavera pelos homens que se dedicavam aos trabalhos agrícolas e também à navegação que exigia grande dispêndio de energia este “excesso” era totalmente dissipado pelo esforço despendido e de realçar que são produtos sem qualquer aditivo que altere ao seu valor qualitativo.
• Todos os ingredientes principais não exigem gastos de combustíveis para os obter pois encontram-se próximos de nós e fomos nós que colhemos a sua maioria o que nos fez conhecer melhor o ambiente que nos rodeia além de nos chamar a atenção para a sua preservação.
• Também tivemos a preocupação de dar um cunho mais moderno às receitas sem lhes tirar a qualidade.
-----
-Envolvimento da comunidade:
A ementa apresentada já foi confecionada várias vezes pelos alunos de 11º ano de Cozinha/Pastelaria e servida pelos alunos de 12º ano de Restaurante/Bar. Da primeira vez que que isso aconteceu, a ementa foi servida à senhora Diretora e aos professores que lecionam as disciplinas atrás mencionadas; da segunda vez foi servida aos diretores de turma das duas turmas envolvidas nesta atividade, aos professores que lecionam as disciplinas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, a alguns membros da Direção e aos professores de eletricidade, que trabalharam na instalação elétrica do restaurante pedagógico, nesse dia inaugurado; da terceira vez, a ementa foi servida (no dia 15 de março), a alguns membros da direção e à equipa de avaliação externa do Ministério de Educação, que visitou a nossa escola durante essa semana.

Registo fotográfico:

Informação extra: