Trabalhos 2017

Escola Básica e Secundária Luís de Camões (Constância)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Sumo de tomate vitaminado
Creme de favas
Soufflé de peixe com espinafres
Delícia fresca de morango

Memória descritiva:
-Valor energético total da ementa: 822,9 kcal
-----
-Aspetos de sustentabilidade considerados:
A ementa proposta foi elaborada tendo em conta o mínimo de desperdício, ser um exemplo de uma refeição saudável, usar produtos da época e ter custos reduzidos.
Uma ementa saudável deve conter a maior diversidade possível de alimentos, ser rica em vitaminas e fibras, ser pouco calórica, conter a menor quantidade possível de gorduras e conter uma dose moderada de sal.
A ementa foi escolhida em função dos produtos da época (tomate, favas, morango), em função dos produtos disponibilizados por um produtor local de Constância, com certificação em agricultura biológica (espinafres, hortelã, tomate, coentros, favas) e pretendeu ser o mais variada possível (frutas, vegetais, leguminosas, peixe, produtos lácteos, ovos e ervas aromáticas).
A nossa ementa apresenta o mínimo de desperdício e teve custos reduzidos.
Apresentamos uma bebida multivitamínica de cenoura e tomate, com aspeto maravilhoso, (uma forma apelativa de ingestão destes alimentos).
Sugerimos uma creme de favas, para promover o consumo de leguminosas.
Para aumentar o gosto pelo consumo de peixe e de vegetais, propomos um soufflé de medalhões de pescada, um prato delicioso isento de espinhas, com espinafre e puré à mistura, com poucas gorduras saturadas.
Para sobremesa propomos uma delícia fresca de morango, que é uma sobremesa pouco calórica, composta por iogurte magro, em vez de nata e leite condensado.
Foram realizados, para toda a refeição, os cálculos dos parâmetros normalmente apresentados nos rótulos dos alimentos processados, tendo em conta os valores nutricionais apresentados na Tabela de Composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nalguns casos, os que constavam nas embalagens de alguns alimentos (gelatina, leite, iogurte, manteiga). Assim sendo, apresentamos para toda a ementa os cálculos e os valores nutricionais dos seguintes parâmetros: Valor energético; Hidratos de carbono; Açúcares; Lípidos totais; Lípidos saturados; Proteínas; Fibra e Sal.
-----
-Envolvimento da comunidade:
Esta ementa irá ser confecionada na cozinha do refeitório e servida na escola, no dias 19 de maio (Dia Nacional da Agricultura na Escolas) e/ou no dia do 5 de junho (Dia mundial do Ambiente). Para além disso, irá ser confecionada pelos alunos do 11ºano da turma de Cozinha e servida pela turma de 12º ano de Restaurante/Bar no restaurante pedagógico.

Registo fotográfico:

Informação extra: