Trabalhos 2017

Centro Escolar de Almagreira (Pombal)

Atividade:  D - eco-lancheiras

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Opções das lancheiras:
Lanches Saudáveis – Propostas para o outono/inverno
Lanche 1 – 2ª feira
1Iogurte líquido de aroma
6 Nozes, 4 amêndoas e 2 avelãs
Um lanche simples, fácil de consumir em qualquer lugar. O iogurte é muito nutritivo, sem gorduras e com propriedades lácteas. Os frutos secos, de casca dura, são ótimos fornecedores de proteínas.
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Lanche 2 – 3ª feira
1 Pacote de leite simples
2 Fatias de pão de mistura com doce de abóbora caseiro
Uma “doce” e completa alternativa. Privilegia um fruto da época e a confeção caseira, com menos açúcar, sem corantes nem conservantes.
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Lanche3 – 4ª feira
4 Bolachas torradas, uma fatia de queijo
1 Banana
As bolachas, sem chocolate e sem recheio, são uma boa opção. O queijo, fonte importante de cálcio, complementa este lanche “guloso”, juntamente com uma das melhores frutas para a concentração.
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Lanche 4 – 5ª feira
1 Pão de cereais com geleia caseira
1 Iogurte líquido natural
Novamente o pão, uma fonte de energia, adocicado por uma geleia pouco processada. O iogurte é muito importante também, como hidratação.
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Lanche 5 -6ª feira
1 Pacote de leite escolar achocolatado
1 Pão de mistura com manteiga de amendoim
Para terminar a semana selecionamos o leite escolar, com menos açúcar e menos chocolate, com um delicioso sabor e importante na economia familiar. A manteiga ajuda a controlar o açúcar no sangue.
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Lanches Saudáveis – Propostas para a primavera/verão
Lanche 1 – 2ª feira
2 Fatias de pão de cereais barradas com queijo fresco
1 Sumo de frutas natural (laranja, maçã, banana)
Um lanche muito fresco e saboroso, em que a fruta “é rainha”. Uma opção a pensar nas crianças que consomem pouca fruta.
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Lanche 2 – 3ª feira
1 Laranja
1 Sanduíche de fiambre de peru com uma folha de alface e duas rodelas de tomate.
Uma alternativa em que a fruta equilibra a carne processada e naturalmente sem conservantes.
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Lanche3 – 4ª feira
1 Iogurte líquido com aroma
1 Barrita de cereais
Opção de muito agrado das crianças. O iogurte é nutritivo e a mistura de sabores dos cereais deliciam os mais novos e dão energia, para as corridas e para as brincadeiras.
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Lanche 4 – 5ª feira
1 Pacote de leite simples
1 Fatia de bolo de cenoura caseiro
O leite vem refrescar o dia e o bolo “adoça” o momento e apela à confeção caseira e tradicional, em que a qualidade e a gestão dos ingredientes é possível.
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Lanche 5 -6ª feira
1 Iogurte de aromas
1 Espetada de melão e meloa
Para terminar a semana selecionamos o iogurte acompanhado de uma doce e refrescante espetada de fruta, muito rica em água.

Materiais utilizados na construção do recipiente da lancheira:
Identificação dos participantes: alunos, professores e assistentes operacionais do Centro Escolar de Almagreira
Nome do Projeto: Pojeto "Alimentação saudável e sustentável -Eco-lancheiras”
Memória descritiva da peça: projeto executado pelos alunos com supervisão dos adultos. Construção de uma Eco lancheira, com recurso a material reciclado e reciclável ( caixa de cartão) e desperdícios de pele cedidos por empresa parceira do projeto Eco escolas.
Lista de material utilizado no projeto: caixa de cartão, bocados de pele de cores,castanha, vermelha, dourada, cola e tesoura.
Fases do projeto:
1. Fase introdutória do projeto: recolha de sugestões de lanches saudáveis pelos alunos e respetivas famílias;
2. Fase de desenvolvimento do projeto:
a. Recolha dos materiais .
b. Seleção e recorte dos materiais.
c. Colagem.
d. Recorte das letras para identificação da “Eco Lancheira”.
e. Organização e colagem das letras.
f. Construção da alça e do laço.
g. Pegamento dos acabamentos
h. Conclusão.
Fase final do projeto: Melhorar, sensibilizar e incentivar para os lanches saudáveis.

Envolvimento da comunidade / encarregados de educação:
Os encarregados de educação mostraram-se muito recetivos à atividade. Depois de lhes ser explicado o projeto enviaram sugestões de lanches saudáveis e, pouco a pouco, temos verificados melhorias significativas quer na qualidade ao nível dos nutrientes, quer ao nível da sustentabilidade.

Registo fotográfico: