Trabalhos 2017

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  E - eco-ementas

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Ementa:
Entrada: Caldinho com intensidade de legumes.
Prato Principal: Massa fusilli tricolor com almôndegas de frango e molho de tomate perfumado de orégãos.
Sobremesa: Laranja de Amares com quenelle de queijo fresco e noz em líquido de abelha.
Bebida: Limonada.

Memória descritiva:
Na elaboração da ementa e na escolha dos ingredientes que a compõem atendeu-se a vários aspetos, nomeadamente à sua sustentabilidade ambiental e económica, mas também à importância de escolher uma ementa atrativa e com boa recetividade por parte dos alunos, independentemente da faixa etária.
Nesta decorrência, e no que respeita à entrada, a sopa de legumes vai de encontro à cultura dos alunos e foi elaborada com legumes de várias cores, no sentido de se tornar mais atrativa. Todos os legumes utilizados são da nossa região e respeitam a sazonalidade.
No que concerne ao prato principal, considerou-se que massa com almondegas de frango seria uma ementa capaz de cativar o público-alvo. Não é demais salientar que as almondegas são passíveis de serem confecionadas com vários tipos de carne, inclusivamente reaproveitando sobras de outras refeições. Nesta primeira experiência, optou-se por peitos de frango, por ser uma carne branca, mais saudável e com menor pegada ecológica. A escolha da massa fusilli colorida teve a intenção de tornar o prato mais atrativo. O molho de tomate utilizado foi confecionado com tomates frescos e complementado com oregão, com o intuito de diminuir o teor de sal global da ementa.
No que respeita à sobremesa, a opção da laranja deveu-se à abundância da mesma na nossa região. A junção do queijo fresco, das nozes e do mel tornou a sobremesa mais completa, apelativa e rica em proteínas. De salientar, que o açucar presente nesta sobremesa provém do mel e da própria laranja.
Para acompanhar esta ementa, a bebida escolhida é maioritariamente constituída por água, à qual se juntou fruta fresca para a aromatizar e lhe dar mais sabor.
Depois da primeira experiência confecionada na cozinha pedagógica, a ementa foi incluída no plano semanal do refeitório escolar, tendo-se registado níveis de satisfação muito elevados.
Feita uma análise mais detalhada aos valores energéticos e nutricionais da ementa em questão, obteve-se o quadro-resumo (em anexo).
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Esta atividade constituiu uma valorosa experiência para os alunos do curso técnico de restauração – cozinha/pastelaria, uma vez que tiveram que criar uma ementa sustentável, quer ao nível económico, quer ao nível ambiental, de fácil confeção, saborosa e apelativa.

Registo fotográfico:

Informação extra: