Trabalhos 2017

Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo) (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
- Sopa de legumes;
- Bife de frango do campo;
- Arroz;
- Salada de alface;
- Laranja;
- Água.

Memória descritiva:
Uma alimentação correta é a melhor forma de ter uma vida saudável porque o que comemos tem uma influência direta na nossa saúde e qualidade de vida. Quem se alimenta melhor, vive melhor.
Uma alimentação saudável deve incluir todos os alimentos dos vários grupos da roda dos alimentos.
Nesta perspetiva, a turma de alunos do 8º A elaborou a ementa de Primavera/Verão .
Alguns destes alimentos (alface e tomate) são cultivados na comunidade, em pequenos quintais, o que diminui a pegada ecológica e incentiva a comunidade a continuar a produzir estes alimentos. Incluímos algumas aromáticas da nossa horta biológica (alho francês, salsa e cebolinho).
A ementa parece-nos exequível, sensata, equilibrada e de acordo com o gosto da população. Incorpora alimentos dos diferentes setores da roda dos alimentos, com particular ênfase em alimentos de origem vegetal, frutas e produtos hortícolas. Nas proporções de cada alimento, foram tidos em conta as dimensões dos diferentes setores da roda. A salada ocupa 1/3 da área do pato.
Nesta ementa de primavera/verão, foram utilizados alimentos que se adequam à altura do ano em questão, como frutas, legumes e salada. Para a bebida decidimos colocar água simples por ser uma bebida fresca, ecológica e saudável por ajudar a digestão, reduzir o risco de problemas de saúde e contribuir assim para o consumo diário de água recomendado nestas estações do ano.
- Equilíbrio nutricional da ementa
A ementa elaborada é equilíbrada a nível nutricional e teve em conta os vários setores da roda dos alimentos.

Registo fotográfico:

Informação extra: