Trabalhos 2017

Escola EB1/PE do Porto Santo (Porto Santo)

Atividade:  B - brigada da cantina (para todos)

Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina é uma atividade que veio fazer parte das já existentes Eco-patrulhas, de forma a poder atuar mais especificamente nas seguintes situações:
- Desperdício Alimentar: observação das ementas, se não existe desperdício alimentar e verificação dos prazos dos pacotes de leite, iogurtes e outros alimentos;
- Compostagem: levar os restos de verduras e frutas para o compostor (não cozinhados);
- Comportamento: registos no placard da cantina de diversas situações pertinentes, valorizando e destacando as boas atitudes.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
As equipas Eco-patrulhas de cada turma, que realizavam a monitorização nos anos letivos anteriores, funcionam também como "Brigada da Cantina", semanalmente, no horário de almoço. Rotativamente, dois alunos de cada turma, fazem a vistoria de diversos locais da escola incluindo a zona da compostagem. Os registos são feitos em grelhas próprias e, no caso da cantina, também num placard visível para todos, de forma a poder sensibilizar os alunos para a diminuição do desperdício alimentar e para a importância de ter um ambiente agradável onde todos se sintam em família.

Divulgação à comunidade educativa:
Placards, redes sociais, informações escritas etc...

Anexos: